Sem títuloA cobertura vegetal paranaense encontra-se fragmentada e reduzida. A situação compromete o meio ambiente, gerando florestas alteradas e empobrecidas.

Para minimizar esses danos, a área de proteção Corredor de Biodiversidade foi desenvolvida pela administração de Santa Terezinha de Itaipu e recebeu troféu Prêmio Gestor Público neste 3º PGP-PR.

Em área próxima à fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, a ação permite que haja troca de material genético entre diferentes populações naturais que integram os ecossistemas. A longo prazo, a conservação da biodiversidade na região será favorecida.

Essa iniciativa premiada tem como objetivo estabelecer ligação entre áreas naturais que acabaram isoladas com a destruição das florestas originais na região fronteiriça. Iniciada em 2003, ela agora começa a se tornar realidade e está permitindo a dispersão dos genes da fauna e da flora.

Passos

No início do projeto, foi necessário reconstituir a ligação verde entre a faixa de proteção do reservatório da Itaipu e o Parque Nacional do Iguaçu, nos municípios de Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu. Além disso, a primeira cidade recebeu área de terra denominada “Corredor da Biodiversidade Santa Maria” para estabelecer a ação dentro da Fazenda Santa Maria.

A instituição desse corredor se dá por meio da recuperação das matas ciliares e do saneamento ambiental das propriedades ao redor. Os trabalhos também contaram com construção de cercas de divisa, recuperação florestal e plantio de mudas nativas da região.

Ligação

O objetivo da iniciativa é criar uma ligação biológica entre a faixa de preservação do Lago de Itaipu com o Parque Nacional do Iguaçu, passando pela Reserva Particular do Patrimônio Natural Santa Maria. Dessa maneira, as condições para o fluxo de genes e o movimento da diversidade são possíveis, facilitando a dispersão de espécies e a reocupação de áreas degradadas.

A região do Corredor permite que a biodiversidade seja deslocada, promovendo a recomposição natural e beneficiando todo o ecossistema local.

Relacionados

4 DE FEVEREIRO DE 2026

IGPPR assume realização do PGP-PR e amplia impacto da boa gestão municipal

Novo instituto fortalece governança, amplia parcerias e consolida premiação como...

2 DE FEVEREIRO DE 2026

Sindafep e TCE-PR reafirmam aliança estratégica, com foco na 14ª edição do PGP-PR e no fortalecimento do Instituto de Gestão Pública do Paraná

Lideranças do Sindafep e do IGPPR reúnem-se com a Presidência do TCE-PR para...

27 DE JANEIRO DE 2026

Bonde Urbano Digital inicia operação completa e empolga passageiros da RMC

Com a conclusão das adequações no terminal de Pinhais, o sistema passa agora a atender...

27 DE JANEIRO DE 2026

Cooperação internacional municipal é pauta no webinar da Sister Cities Brazil 

Na ocasião será apresentado o case Guimarães, responsável por transformar uma cidade...