Prazo para declaração do Imposto de Renda ao Fisco foi prorrogado até o dia 31 de maio
Você sabia que é possível doar parte do seu Imposto de Renda para fundos que atendem crianças, adolescentes e idosos? Uma das obrigações anuais dos contribuintes com rendimentos acima do teto estabelecido pela Receita Federal, a declaração é uma oportunidade de fazer o bem e contribuir com projetos que buscam o desenvolvimento humano e melhoria na qualidade de vida para esses grupos.
O contribuinte que deseja destinar parte do imposto deve optar pela declaração completa para deduzir no valor a pagar, sendo que as doações são feitas diretamente pelo sistema da Receita Federal. É permitida a destinação de até 6% do imposto devido, dividido entre 3% para fundos ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 3% para fundos ligados ao Conselho do Idoso.
No preenchimento da declaração, o contribuinte deverá clicar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e escolher para qual fundo deseja doar e em qual esfera de atuação ele deseja que o valor seja repassado — federal, estadual ou municipal. Não é possível escolher uma instituição específica para receber o valor, somente a causa. Depois, deve informar o valor a ser doado e gerar o Documento de Arrecadação da Receita Federal (Darf).
Pronto! É só realizar o pagamento do documento e ter a certeza de que o seu dinheiro será usado para uma boa causa.
O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que em 2021 tem como tema Assistência Social, incentiva a doação dos contribuintes por entender que, se somados os esforços de todos, poderemos ajudar a diminuir a desigualdade social, não só no Paraná, mas em todo o Brasil.
Veja abaixo o vídeo explicativo da Receita Federal sobre as doações no Imposto de Renda.