Com cerca de 12 mil habitantes, Pérola viu sua história mudar 10 anos atrás, com a instalação da primeira indústria têxtil. Atualmente, são mais de 40 indústrias que transformaram a cidade num polo têxtil. A receita líquida do município cresceu mais do que o dobro desde 2009, passando de R$ 11,4 milhões para R$ 23,2 milhões. Com o crescimento da economia e com o aumento de vagas de emprego, Pérola recebeu um grande contingente de pessoas, em 2013 e 2014. Construir habitação para atender a grande demanda por moradias no município é o desafio do projeto Sintonia e Harmonia, Conquistando Moradias, que recebeu troféu no III PGP-PR e, nesta 4ª edição, foi contemplado com uma Menção Honrosa.
Histórico
Em busca de trabalho, muitas pessoas de outras cidades se deslocam diariamente para Pérola, em trajetos que às vezes levam horas para serem percorridos. Alugar algo na cidade não está nas opções desses trabalhadores, pois os valores no município estão acima da média da região.
Solução
Inicialmente, o projeto atendeu 129 casas urbanas. O sonho realizado foi chamado de Residencial Diamante. Após esse primeiro passo, a Secretaria de Assistência Social convocou toda a população para realizar um cadastro das famílias que sonhavam com a casa própria. Compareceram mais de 1.000 famílias. Do número total de cadastrados, 400 famílias estavam aptas, segundo a Caixa Econô- mica Federal, para aprovação de crédito para aquisição da casa própria. Dessa iniciativa, nasceu o empreendimento Residencial Topázio, que beneficiou, em março de 2016, 191 famílias. O município já está negociando a construção do Residencial Ouro Branco, que terá 161 moradias, e do Residencial Rubi, para mais 29 famílias em situação de vulnerabilidade.
Fonte: PGP-PR