Nesta quarta-feira (9), os representantes das entidades patrocinadoras e apoiadoras da 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) se reuniram na Companhia de Tecnologia de Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para escolher os projetos que serão premiados nas categorias Melhor do Ano e Tema do Ano.
Além das entidades, também estiveram presentes na reunião representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que foram convidados a participar como espectadores, a fim de conhecer a iniciativa do PGP-PR para parcerias futuras. A assessora do BRDE, Edna Maria Ramos, destacou a carência que existe em termos de conhecimento e ferramentas para busca de novos projetos da gestão municipal: “O BRDE dispõe de várias linhas de financiamento, inclusive para a gestão municipal. Os diretores têm feito um trabalho de ir até os municípios para expor essas linhas de financiamento porque é pouco divulgado, então eu acredito que essa parceria traria muitos novos projetos e, sem dúvidas, grandes resultados”.
A representante do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Lorena Carmen Gramms, já atua com o PGP-PR desde a 2ª edição participando da avaliação dos prêmios. “Em 2015, criamos o Índice de Governança Municipal (IGM), que tem tudo a ver com o Prêmio Gestor Público Paraná e de lá pra cá percebemos que os municípios com projetos premiados aqui também apresentam uma melhora no seu IGM. Ou seja, o nosso trabalho conjunto acaba realmente transformando o município e é isso que o PGP-PR faz, estimulando os gestores a olharem para suas práticas e para as práticas de outros municípios a procura de melhoria constante”, comenta Lorena.
Já o Coordenador-Geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, parceiro do PGP-PR nesta 7ª edição, participou pela primeira vez como representante da instituição na Comissão Julgadora e enfatizou a atuação do TCE-PR junto aos municípios na capacitação de gestores e as conclusões da experiência: “São pessoas de diferentes áreas em um debate muito saudável em que é possível extrair novas visões e experiências. Pessoalmente, achei fantástico”.
Os projetos vencedores serão divulgados aqui mesmo no site do PGP-PR, mas só será possível conhecer os premiados de cada categoria no dia 12 de novembro durante a solenidade de premiação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).