Com a chegada da pandemia do coronavírus, as relações sociais tiveram que ser alteradas. Tanto o setor público quanto o privado tiveram que se adaptar ao novo cenário. Para falar sobre inovação em tempos de crise, entrevistamos o diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Leandro Victorino de Moura.

PGP-PR: Que adaptações foram feitas no trabalho da Celepar neste período da pandemia?

Leandro Moura: Logo que iniciaram os primeiros casos da Covid-19 no Brasil, nos reunimos em um comitê gestor, com diretores, gerentes de recursos humanos, medicina do trabalho, comunicação e desenhamos as primeiras estratégias. Quando de fato o novo coronavírus chegou no Paraná e saiu o primeiro decreto do governador, publicamos regulamentos internos orientando as atividades dentro da Celepar e, em pouco tempo, 95% dos colaboradores entraram em regime de trabalho remoto. O desafio foi imenso, haja vista que temos mais de mil colaboradores, distribuídos além de Curitiba em outros dez municípios de nosso Estado, e os resultados desse trabalho remoto tem sido muito satisfatórios.

PGP-PR: Qual a importância da inovação no setor público durante esse período de crise/pandemia?

Leandro Moura: Como eu sempre costumo falar, a tecnologia sempre esteve presente, mas as pessoas não estavam tendo acesso e muitos gestores não estavam colocando toda a capacidade dessa tecnologia a serviço do cidadão. Com a pandemia, os gestores se viram obrigados a acelerar a difusão dessa tecnologia nos municípios, oferecendo serviços digitais que facilitam a vida do cidadão, possibilitando, por exemplo, que tenham consulta médica e de psicólogos sem a necessidade de deslocamento. Eu brinco que se fala bastante da Indústria 4.0, agora devido a esta pandemia em conjunto com a necessidade de utilizar a tecnologia em meio ao distanciamento social, estamos formando o cidadão 4.0. Muitas reuniões presenciais já não acontecem com tanta frequência. Hoje ligamos o computador, ajeitamos a câmera e em poucos minutos estamos conversando com diversos setores, sem os gastos de deslocamento e com uma economia enorme de tempo. A tecnologia, antes restrita a um pequeno grupo, ficou um pouco mais democrática, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para que de fato a tecnologia seja universal. Nesse cenário quero destacar uma iniciativa, o TechAjuda Celepar, que é um canal onde todo cidadão pode tirar dúvidas relacionadas à tecnologia, basta enviar uma mensagem no nosso WhatsApp (41) 99124-2342 ou pelo link wa.me/5541991242342, que um dos mais de 30 colaboradores vão responder e tirar as dúvidas, que vão desde como acessar os serviços digitais para conseguir o auxílio emergencial, como a instalação e uso de aplicativos como o Paraná Solidário ou dúvida sobre o uso geral do smartphone e acessar páginas com serviços do governo.

PGP-PR: Que serviços são oferecidos aos gestores municipais? Algum deles surgiu por causa da pandemia?

Leandro Moura: A Celepar oferece suporte tecnológico aos gestores municipais. Temos sistemas para VoIP, agendamento de atendimento pela internet, doação de sangue, sistemas de ouvidoria, e-mail e gestão de medicamentos de uso especial.
Hoje nosso carro chefe está na integração das guardas municipais, o videomonitoramento centralizado na Polícia Militar do Paraná e o Sistema de Gestão Eletrônica de Processo de Infração de Trânsito (GEPROC), que permite ao município a automatização completa das infrações de trânsito nos municípios que gerenciam seu trânsito. Além disso, o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), sistema que desburocratiza a prestação dos serviços públicos do Estado, simplifica e facilita a vida do cidadão paranaense, recebeu no ano passado o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, que possibilita ao cidadão de qualquer lugar, acessar mais de 400 serviços disponíveis na plataforma.
Durante a pandemia os gestores municipais tiveram bastante interesse na telemedicina e atendimento pela internet para os serviços municipais, evitando deslocamentos presenciais, além de proporcionar sustentabilidade, ao eliminarmos o uso de papel.

PGP-PR: E quanto aos cidadãos, como eles têm acesso ao que é feito pela Celepar?

Leandro Moura: Em questão de semanas foi realizada uma força tarefa a pedido do governador, que reuniu, em uma mesma mesa de trabalho, os secretários de Estado, a Celepar e outros órgãos do governo, para encontrar soluções que possibilitasse aos serviços públicos do estado continuarem funcionando, respeitando as novas normas de isolamento social e de aglomeração. Por exemplo: a doação de sangue passou a ser agendada, mais de um milhão de alunos da rede estadual de ensino estão tendo aulas à distância pela televisão e com suporte de aplicativo, as pessoas que têm sintomas podem acessar o Telemedicina Paraná, onde serão atendidos por psicólogos, médicos e bolsistas. Temos também uma plataforma de inteligência artificial, que é pioneira no Brasil, o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) e que oferece ao cidadão mais de 400 serviços, sem necessidade de enfrentar filas e aglomeração.

A Celepar é uma das apoiadoras do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). “Nossa parceria com o Prêmio Gestor Público vêm desde a sua concepção. Continuamos juntos nessa caminhada para premiar ideias inovadoras que impactem positivamente à nossa sociedade paranaense, pois acreditamos que conseguimos transformá-las em soluções que auxiliam os gestores públicos para melhorar a vida do nosso cidadão”, afirma Moura.

Com o tema Empreendedorismo, a edição de 2020 busca projetos que primam pela inovação no setor público, oferecendo qualidade à população e tornando o serviço público moderno e eficiente.

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