CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Coleta Verde realiza a troca de materiais recicláveis por hortaliças produzidas por agricultores locais. Itens coletados são encaminhados para cooperativas de catadores

Cuidar do meio ambiente, garantindo que as futuras gerações tenham um bom lugar para se viver, é uma demanda cada vez mais urgente no mundo. Além disso, oferecer uma alimentação de qualidade também contribui para formarmos gerações saudáveis e responsáveis com o nosso planeta. Pensando nisso, a Prefeitura de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o Programa Coleta Verde.

Prefeita de Colombo, Izabete Cristina Pavin, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Coleta Verde

Após constatar que havia uma produção excedente proveniente da agricultura familiar, a gestão municipal procurou um projeto para fomentar a economia local e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Após a aprovação de uma lei, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento implementou o programa, promovendo a escoação dos produtos produzidos pela agricultura familiar do município.

Para participar, uma vez por mês o morador troca dez quilos de materiais recicláveis por uma sacola de 5 quilos de produtos oriundos da agricultura familiar do município. Todo o material reciclável arrecadado é doado para associações de catadores cadastradas junto a Secretaria de Meio Ambiente, gerando renda para esses trabalhadores. O projeto evoluiu: em 2015, quando foi lançado, eram seis pontos de troca; em 2018 foi ampliado e alcançou 36 bairros da cidade.

O projeto possui um custo mensal de cerca de R$ 60 mil, entre despesas com pessoal e custos operacionais relativos à compra das sacolas com as hortaliças, combustíveis para transporte dos colaboradores e impressão de folders. Entre os benefícios da iniciativa estão a destinação correta de materiais recicláveis, gerando renda para as associações de catadores e preservando o meio ambiente, melhoria na qualidade de vida dos moradores, com alimentos de procedência garantida, além de renda aos produtores agrícolas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...