CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Coleta Seletiva Rural atingiu toda a área agrária, promovendo a conscientização dos moradores e reduzindo significativamente o descarte incorreto dos resíduos produzidos

Sem ter um local adequado para o descarte de lixos recicláveis, os moradores das áreas rurais de Altamira do Paraná, no Centro Ocidental do Paraná, costumavam queimar ou enterrar os materiais, fato que trazia graves consequências ambientais e sanitárias, colocando em risco a saúde da população.

Prefeita de Altamira do Paraná, Elza Aparecida da Silva, com a equipe responsável pelo projeto na época da premiação

Com o desafio de mudar esta realidade, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos partiu em busca de uma solução e criou o projeto Coleta Seletiva Rural, que levou lixeiras apropriadas para o descarte à 100% das comunidades rurais de Altamira, que agora possuem coletas programadas de acordo com a demanda em cada local.

Com as lixeiras corretas e de fácil acesso, a população passou a ser orientada com palestras e movimentos culturais sobre a importância da ação, que despertaram a responsabilidade coletiva em separar o lixo. Dentro do projeto, cada um passou a ter um papel bem definido, o que foi vital no sucesso da ação. A população ficou responsável por separar e descartar o lixo no local correto; os Agentes Comunitários de Saúde ficaram a cargo de comunicar às autoridades quando as lixeiras estão cheias; com o aviso, o recolhimento e transporte do lixo até o barracão de reciclagem é feito pela prefeitura.

Se antes os “lixões” espalhados pelos terrenos nas áreas rurais eram uma realidade, com o projeto isso deixou de existir desde 2014, quando as lixeiras começaram a ser instaladas. Na prática, além dos ganhos sanitários e ambientais, os recicladores da cidade também foram beneficiados, pois tiveram um aumento nos materiais recebidos para comercialização. Até 2030, o objetivo é ampliar o número de lixeiras nas comunidades com maior concentração de pessoas, garantindo a continuidade do projeto. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...