A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) foi palco da cerimônia de premiação do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), pelo quarto ano consecutivo. A quarta edição, promovida pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), levou gestores paranaenses, autoridades, Auditores Fiscais, parlamentares e demais convidados para celebrar o reconhecimento das boas práticas desenvolvidas no Paraná.
O tema Trabalho: o município promove. O Estado avança foi escolhido com a intenção de fomentar as ações de desenvolvimento do trabalho nos municípios, diante da conjuntura nacional de recessão e desemprego crescentes. Entretanto puderam ser inscritos projetos de outras áreas, como agricultura, assistência social, administração, educação, cultura, gestão ambiental, entre outras.
Neste ano, participaram 123 projetos, de 56 prefeituras. Desses, 43 foram homenageados, de 33 municípios. Além de estimular a participação, essa é uma das oportunidades que os gestores possuem para conhecer, também, as iniciativas que fazem sucesso em outras administrações.
“Nós queremos que as boas práticas se transformem em exemplo e estímulo para os demais, até porque os municípios apresentam os mesmos problemas, nas áreas de saúde, educação, segurança, trânsito e mercado de trabalho. Todas essas questões nós trabalhamos no Prêmio. Por isso, queremos transformá-las em exemplos ou, quem sabe, em estímulos para outra ideia”, destacou o coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Junior.
Premiação
O troféu Prêmio Gestor Público Especial 2016 foi concedido ao município de Apucarana, pela iniciativa desenvolvida no projeto Rede de Mulheres Solidárias e Protagonismo Feminino, que procura valorizar o papel econômico e social da mulher por meio da economia solidária.
O município também foi agraciado com o Troféu Premio Gestor Público, pelo projeto Programa Terra Forte, que incentiva a implantação de atividades agrícolas e gera renda e qualidade de vida às famílias rurais.
Outras cidades foram contempladas com diversos prêmios. Quem recebeu o Prêmio Gestor Público – Destaque Trabalho foi o município de Ponta Grossa, pelo projeto Mutirão do Emprego. A Agência mais Perto de Você!
Já o troféu PGP-PR – Administração Tributária ficou com o município de Cruz Machado, que se inscreveu com o projeto Programa Horas Máquina. Na categoria Tecnologia da Informação, venceui o município de Londrina, com o projeto Análise de Métodos Quantitativos de Cálculo de Previsão de Demanda para o Gerenciamento de Estoques de Medicamentos.
Os projetos desenvolvidos pelos gestores de Itaipulândia, Maringá, Palmeira, Santana do Itararé, Santa Terezinha do Itaipu, Palmas e Umuarama também foram premiados com o troféu PGP-PR.
Os projetos desenvolvidos pelos gestores de Arapongas, Assaí, Cambará, Capitão Leônidas Marques, Castro, Cruz Machado, Curitiba, Guaporema, Guaraqueçaba, Londrina, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Ouro Verde do Oeste, Santa Mariana, Santa Terezinha de Itaipu, São José dos Pinhais, São Jorge do Ivaí, Toledo e Turvo foram premiados com Certificados de Reconhecimento. Ipiranga e Marialva receberam Certificado de Excelência – e Campo Largo, Ivaiporã, Mandaguaçu, Marialva, Maringá, Pérola e Umuarama Menção Honrosa pela continuidade de projetos anteriormente premiados com troféu Prêmio Gestor Público Paraná.
Também durante a cerimônia de premiação, já foi lançada, oficialmente, a V edição do Prêmio Gestor Público Paraná. Em 2017, o tema do PGP-PR será saneamento básico, essencial para uma vida saudável, e as inscrições começam em 16.01.2017.
Fonte: PGP-PR