Em 1º de dezembro ocorreu a cerimônia de premiação da segunda edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP).

O Prêmio tem como principal objetivo o reconhecimento de gestores públicos municipais que desenvolvem boas práticas administrativas e projetos de administração pública que trazem resultados positivos para as cidades e para a população.

Gestores paranaenses, Auditores Fiscais e convidados lotaram o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) para celebrar o reconhecimento das boas práticas administrativas desenvolvidas no nosso estado.

Participaram da cerimônia diversas autoridades, como o 2º vice-presidente da ALEP, deputado Douglas Fabrício, o secretário-chefe da Casa Civil, Cesar Silvestri, o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Paulo Vasconcelos, o diretor de Contas Municipais do Tribunal de Contas do Estado, Akichide Ogasawara e vários deputados.

"A iniciativa do SINDAFEP é louvável. Infelizmente, nós vivemos um momento no país em que se destacam pela mídia os maus exemplos e a sociedade acaba olhando isso como referência. Mas a referência são os bons exemplos, que são a grande maioria. Aqui pudemos ver uma amostra de boas iniciativas", destacou 2º vice-presidente do Legislativo.

Para a diretoria do SINDAFEP, a premiação coroou o trabalho desenvolvido pelos prefeitos, mas também refletiu o esforço de toda e equipe do Prêmio Gestor Público Paraná.

"Quero agradecer às pessoas que se empenharam e se comprometeram e que, com muita responsabilidade e dedicação, fizeram com que nós chegássemos aqui hoje. Um agradecimento especial aos nossos patrocinadores, mas principalmente aos Auditores Fiscais paranaenses, que visitaram todos os 399 municípios buscando bons projetos. Sem o trabalho da equipe do Prêmio não teríamos todo esse sucesso", ressaltou o presidente do SINDAFEP, José Carlos Carvalho.

PREMIAÇÃO

A participação de 61 prefeituras, que apresentaram 133 projetos das mais diversas áreas de atuação – superando os números do ano anterior, no qual 49 municípios apresentaram 89 projetos – refletiu o sucesso da iniciativa.

Após um longo processo de avaliação — que contou com uma pré-análise dos projetos pelo comitê técnico, avaliação de campo, análise e avaliação pelo comitê técnico, e avaliação final pela comissão julgadora — foram selecionados os 36 finalistas provenientes de 30 municípios que possuem os melhores projetos do Paraná.

O grande vencedor da premiação foi o município de Ivaiporã, que recebeu o troféu Prêmio Gestor Público Especial pelo desenvolvimento do projeto denominado Programa intersetorial de enfrentamento as situações de violências de Ivaiporã.

"É uma alegria muito grande para a cidade de Ivaiporã. Foi uma surpresa termos sido escolhidos como Prêmio Especial dessa noite. Quero parabenizar a organização do Prêmio pela forma transparente de divulgação, pelas visitas nas associações de municípios e por premiar quem faz certo divulgando também os bons exemplos. É disso que nós precisamos", destacou o prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil.

A capital paranaense ficou com o Prêmio Gestor Público – Destaque Saúde, tema da segunda edição do PGP-PR, com o projeto Serviço de atenção domiciliar de Curitiba.

O Prêmio Gestor Público Administração Tributária foi para o município de São Pedro do Paraná, pelo projeto Unidade de conservação: Cuidar da biodiversidade é assegurar a vida e os direitos das futuras gerações.

Já o Prêmio Gestor Público Tecnologia da Informação ficou com o município de Nova Aurora, pelo desenvolvimento do projeto Ônibus Digital – inclusão digital, cultural e educacional.

Foram premiados com o troféu Prêmio Gestor Público os municípios de Maringá, Carambeí, General Carneiro, Ipiranga, Mandaguari, Marialva, Ponta Grossa e Santa Mariana.

Os gestores de Assaí, Campo Largo, Castro, Cianorte, Colombo, Curitiba, Dionísio Cerqueira, Barracão, Bernardo de Irigoyen, Bom Jesus do Sul, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Pinhais, Ponta Grossa, Rolândia, São Jorge do Ivaí, Sarandi, Santa Terezinha do Itaipu, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba e Wenceslau Braz também foram premiados com Certificados de Reconhecimento.

Os municípios de Cianorte e Guairaçá receberam Menção Honrosa por projetos premiados na edição passada e novamente apresentados neste ano.

MULTIPLICANDO RESULTADOS

Os projetos selecionados nessa segunda edição do PGP-PR integrarão o banco de dados, juntamente com as iniciativas do ano anterior, para que permaneçam acessíveis aos gestores públicos e possam ser multiplicados por todos os municípios do Paraná.

"De fato nosso Prêmio é um sucesso. O aumento da quantidade e da qualidade dos projetos foi evidente. Nós, do Sindicato, estamos muito felizes com toda a movimentação que a premiação propicia e principalmente com o fato de o PGP-PR e os projetos do nosso banco já estarem servindo de exemplo para outros municípios", destacou o coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Junior.

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO) também apoia a disseminação da iniciativa do Prêmio Gestor Público – iniciada no Rio Grande do Sul – por todo o país.

"O SINDIFISCO-RS criou em 2002 essa iniciativa do Prêmio com o objetivo de demonstrar que os Auditores Fiscais também podem contribuir com a valorização das boas práticas de gestão pública. A FENAFISCO tem a certeza de que isso só contribui com a sociedade e motiva a qualificação da gestão pública", afirma o presidente do SINDIFISCO-RS e diretor de aposentados e pensionistas da FENAFISCO, Celso Malhani de Souza.

Para os prefeitos, a troca de experiências trazida pelo PGP-PR e o acompanhamento dos bons exemplos no banco de projetos é fundamental para multiplicar os resultados para a população de todo o Paraná.

"O Prêmio Gestor é muito importante, pois incentiva a nós, prefeitos, a buscar cada vez mais projetos de qualidade que atendam melhor a população. Vou procurar no site as iniciativas dos outros prefeitos e com certeza vou achar projetos que se encaixam na minha cidade. Com isso, vemos de forma organizada a qualidade de vida chegar àqueles que mais precisam de políticas públicas", destaca o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Claudio Wozniack.

Confira aqui a galeria de fotos da cerimônia de premiação do II PGP-PR.

Acesse aqui a relação dos projetos e municípios premiados.

Relacionados

1 DE OUTUBRO DE 2024

Outubro rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Retrospectiva: conheça os projetos premiados na categoria Tecnologia e Inovação

A cada edição, a premiação celebra projetos que impulsionam o desenvolvimento...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Unioeste oferece pós-graduação gratuita na área de educação fiscal

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender a importância do uso...