A tecnologia em LED substituiu as antigas lâmpadas de vapor de sódio
O município de Catanduvas, na Região Oeste do Paraná, inovou com o projeto Iluminação Pública em LED – Implantação a Custo Zero, oferecendo uma alternativa eficiente ao sistema de iluminação pública de vapor de sódio por tecnologia em LED. Essa mudança resultou na redução pela metade do consumo de energia, gerando uma economia significativa de R$ 950 mil em custos de manutenção ao final do contrato de 60 meses.
O Secretário Municipal de Finanças, Oziel de Oliveira, expressou sua satisfação com o projeto: “Alcançamos uma economia substancial para o município, mantendo a qualidade e eficiência do serviço.” Reginaldo Maida, eletricista responsável pela manutenção, destacou as vantagens do novo sistema: “As novas luminárias LED são significativamente mais eficientes e econômicas, graças à garantia de 5 anos.”
Em apenas 6 meses de implantação, o projeto já cobriu 100% do município e mais dois distritos, assegurando uma iluminação mais eficaz e segura. Além disso, a iniciativa contribui para a segurança pública e embeleza o ambiente urbano, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.
Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED resultou em mais de 65% de economia de energia. A iniciativa prevê a expansão e aprimoramento da iluminação em postes de vias duplas, bem como a extensão da iluminação em LED para novos loteamentos, contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável e a integração de novas áreas residenciais ao sistema de iluminação pública.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília