CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Os voluntários do Território Cidadão – Cascavel Desenvolvimento Territorial repassam as prioridades da sua região para a prefeitura, que fica responsável por atendê-las
Muitas pessoas acham que o único momento em que exercemos a nossa cidadania é na hora do voto. Entretanto, a população deve se manter atenta e participativa nas gestões públicas, principalmente nos municípios, que concentram grande parte dos serviços destinados aos cidadãos. Pensando nisso, a Prefeitura de Cascavel, no Oeste paranaense, desenvolveu o projeto Território Cidadão – Cascavel Desenvolvimento Territorial, tornando a população mais participativa da gestão pública.
Foram criados na cidade pequenos territórios, entre 14 e 40 mil moradores. Isso permitiu uma administração descentralizada e participativa, uma vez que os problemas da região são mais facilmente identificados pelos moradores, além do fato de que em uma mesma cidade as demandas de cada bairro são muito particulares. Os voluntários do projeto repassam as prioridades para a prefeitura, que fica responsável por atendê-las. Desta forma, o perfil do território é transformado em um curto espaço de tempo, trazendo desenvolvimento e equalização com padrões de outras áreas mais desenvolvidas do município.
Para realização do projeto, foram criados Conselhos Territoriais, buscando a melhoria contínua na comunicação entre a comunidade e a gestão municipal. Foi realizado também um processo de sensibilização com os moradores, reforçando a importância da participação para construção de uma cidade melhor e zelar pelas melhorias realizadas. Também são realizados eventos que promovem a saúde, a educação e a assistência social. O projeto está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas ONU), criando uma cidade sustentável e inclusiva.
Entre os principais benefícios do Território Cidadão estão a melhora na qualidade de vida dos moradores, já que as demandas repassadas para prefeitura são solucionadas; desenvolvimento do comércio, indústria, cultura e esporte nos bairros; melhora nos índices de saúde, segurança pública e educação; além da diminuição da vulnerabilidade social com elevação da autoestima dos moradores e do sentimento de pertencimento local. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.