CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Aprender Digital atende alunos de 7 a 10 anos da rede municipal de ensino com computadores adaptados e uma equipe pedagógica para auxiliar nas atividades escolares

Promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência vai muito além de oferecer acessibilidade em prédios e calçadas. É garantir também que elas tenham acesso às mesmas oportunidades, desde a infância até a vida adulta. Pensando nisso, a Prefeitura de Cascavel, no Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto Aprender Digital, que atende crianças com deficiência de 7 a 10 anos da rede municipal de ensino.

Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos da Silva, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Aprender Digital

A iniciativa surgiu da necessidade de implementar na rede municipal recursos da Tecnologia Assistiva (que visa proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social por meio de ferramentas que possibilitam a ampliação de sua comunicação, mobilidade, entre outros). O público alvo do projeto são alunos com dificuldades de coordenação motora fina, sem controle motor para estabelecer a escrita ou que não apresentam comunicação verbal e necessitam de comunicação alternativa para auxiliar suas atividades escolares.

Foram adquiridos computadores com tela touch screen para realização de atividades elaboradas pela equipe do projeto e adaptadas de acordo com as necessidades de cada criança. Para implementação do projeto, que teve início em 2018, a gestão municipal realizou uma série de estudos e um processo licitatório para compra dos equipamentos. Uma equipe, composta por terapeuta ocupacional, coordenadoras pedagógicas e um instrutor de informática, foi formada para auxiliar os professores com as atividades e adaptações necessárias para atender os alunos.

O projeto trouxe um subsídio a mais para os professores desenvolverem o trabalho com os alunos, auxiliando-os em sala de aula. Os estudantes atendidos com os computadores apresentaram um melhor desempenho pedagógico e mais autonomia no seu dia a dia. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento do país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

29 DE MAIO DE 2026

Corbélia é referência em reciclagem no Paraná

70% de todo o resíduo gerado na cidade é reciclado, muito superior à média nacional,...

22 DE MAIO DE 2026

Cascavel promove acesso à cultura com acessibilidade

Mostra Física contou com 60 mil visitantes 

15 DE MAIO DE 2026

Cascavel promove evento com músicos com mais de 60 anos

Em sua primeira fase, foram 52 cadastros de músicos experientes que resgatam a cultura...

8 DE MAIO DE 2026

Ponta Grossa promove arte e transformação social com o Satélite Cultural

Com oferta de oficinas, 600 alunos estão inscritos no projeto

1 DE MAIO DE 2026

Assis Chateaubriand garante suporte ao jovem desacolhido 

Cinco jovens foram inseridos e contemplados com os benefícios do programa

24 DE ABRIL DE 2026

Nova Esperança combate abuso e exploração sexual infantil 

 1500 famílias foram beneficiadas pelas ações de sensibilização