O projeto fez com que empresários de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, passassem de MEI para Microempresa, gerando mais renda ao município
No município de Ponta Grossa, a iniciativa Voe Aceleradora de Negócios é um programa inédito no Paraná, que consiste na aceleração de negócios voltados aos microempreendedores individuais (MEIs). O projeto proporciona uma nova visão de negócio por meio de capacitações, com foco em autoconhecimento, criatividade e inovação, permitindo aos participantes a reestruturação de suas empresas, a fim de que se mantenham competitivos no mercado.
A Sala do Empreendedor formaliza na cidade cerca de 150 MEIs mensalmente, número este que se encontra em constante crescimento. Ao todo, atualmente, são mais de 18 mil na condição de microempreendedor, representando cerca de 30% das empresas ativas no município. Com isso, a Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo buscou complementar os serviços já prestados pelo município, por meio da Voe.
Com o projeto, foi realizada uma série de parcerias entre a Prefeitura, faculdades, Sebrae e outras empresas, que proporcionam aos pequenos empresários novos conhecimentos, além de possibilitar que frequentem ambientes criativos, trazendo mais inovação às suas empresas. O programa é ofertado duas vezes ao ano com duração de quatro meses. Os empresários realizam a inscrição pelo site da Prefeitura. Antes de selecionar os participantes, os inscritos podem participar do workshop “Para que servem suas asas?”, no qual é apresentada a metodologia do programa, que é desenvolvido em três etapas:
1° Voo – Conhecendo o seu Negócio;
2° Voo – Construindo e planejando o seu modelo de negócio;
3° Voo – Validando o crescimento do seu negócio.
O único investimento do empresário é o seu tempo: ele deverá participar efetivamente dos encontros, sendo uma exigência da aceleradora cumprir com a frequência mínima de 95%.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Tema do Ano em 2020 e uma Menção Honrosa em 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.