Procedimento tornou o tempo de espera instantâneo
O projeto Desburocratização de Autorização de Internação Hospitalar foi desenvolvido em resposta ao tempo de espera excessivo para a autorização de cirurgias eletivas em Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do Paraná. Agora, com um processo totalmente digital, o número de cirurgias realizadas aumentou para 2.500 a 3.000 em 2023, representando um crescimento significativo de 90% em comparação ao ano anterior.
Antes da implementação do projeto, o processo de autorização era moroso e envolvia custos elevados, exigindo deslocamentos frequentes e o uso excessivo de papel. Em 2022, a introdução do sistema digital possibilitou a autorização de 2.148 cirurgias.
José Carlos Neitzke Palma, Gerente de Auditoria do projeto, ressaltou a eficiência do novo sistema, destacando a liberação de laudos em até 7 minutos. Além de reduzir o tempo de espera e os custos, o projeto contribuiu para a sustentabilidade ao eliminar o uso de papel e as emissões de CO2.
A plataforma gratuita adotada pelo projeto permitiu que hospitais e clínicas enviassem laudos e exames em formato PDF para a Secretaria de Saúde de Campo Mourão, eliminando a necessidade de impressão. Sara Beltrame, Secretária de Saúde de Mamborê, uma das beneficiadas pelo projeto, enfatizou a simplificação do antigo processo: “Antes era tudo manual, com muita locomoção e burocracia. Agora, é mais simples e eficiente.”
O projeto, ao manter a equipe original, evitou custos adicionais de contratação e teve um investimento total de R$ 16 mil. Um exemplo inspirador para outras regiões, ele demonstra o impacto positivo da tecnologia na promoção da eficiência da saúde pública.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.