Procedimento tornou o tempo de espera instantâneo

O projeto Desburocratização de Autorização de Internação Hospitalar foi desenvolvido em resposta ao tempo de espera excessivo para a autorização de cirurgias eletivas em Campo Mourão, na Região Centro-Oeste do Paraná. Agora, com um processo totalmente digital, o número de cirurgias realizadas aumentou para 2.500 a 3.000 em 2023, representando um crescimento significativo de 90% em comparação ao ano anterior.

Antes da implementação do projeto, o processo de autorização era moroso e envolvia custos elevados, exigindo deslocamentos frequentes e o uso excessivo de papel. Em 2022, a introdução do sistema digital possibilitou a autorização de 2.148 cirurgias.

José Carlos Neitzke Palma, Gerente de Auditoria do projeto, ressaltou a eficiência do novo sistema, destacando a liberação de laudos em até 7 minutos. Além de reduzir o tempo de espera e os custos, o projeto contribuiu para a sustentabilidade ao eliminar o uso de papel e as emissões de CO2.

A plataforma gratuita adotada pelo projeto permitiu que hospitais e clínicas enviassem laudos e exames em formato PDF para a Secretaria de Saúde de Campo Mourão, eliminando a necessidade de impressão. Sara Beltrame, Secretária de Saúde de Mamborê, uma das beneficiadas pelo projeto, enfatizou a simplificação do antigo processo: “Antes era tudo manual, com muita locomoção e burocracia. Agora, é mais simples e eficiente.”

O projeto, ao manter a equipe original, evitou custos adicionais de contratação e teve um investimento total de R$ 16 mil. Um exemplo inspirador para outras regiões, ele demonstra o impacto positivo da tecnologia na promoção da eficiência da saúde pública.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...