Mais de 260 alunos participam das ações promovidas
O município de Campina da Lagoa, na região Centro-Oeste do Paraná, promove a conscientização ambiental por meio do projeto Xô Desperdício. Além de reduzir significativamente o desperdício de alimentos na merenda escolar com suas ações, a iniciativa também engaja mais de 260 famílias ao dar orientações sobre práticas sustentáveis que podem ser adotadas em casa.
Criado pela Secretaria de Educação de Campina da Lagoa, o projeto diminui o desperdício de alimentos e reduz a produção de lixo orgânico. Isso tudo apenas com o custo inicial de R$ 1500, utilizado para a compra de materiais como baldes, balança, painéis, folhas de EVA e copos reutilizáveis.
Os alunos da escola pública localizada no conjunto habitacional João Paulo I estão sendo beneficiados pelas seguintes ações: pesagem diária das sobras de alimentos, criação de gráficos representativos pelos estudantes, discussões sobre o cardápio em sala de aula e implementação de copos reutilizáveis para estudantes e funcionários.
Uma competição entre as crianças, divididas entre meninas e meninos, estimulou a conscientização: os pontos subiam quando os grupos adotavam práticas sustentáveis e desciam ao prejudicar o meio ambiente. “Com o projeto, aprendemos que não devemos desperdiçar comida. Devemos servir apenas o que vamos consumir, pois há crianças que não têm nada para comer”, comentou Manoela, aluna da Escola Municipal Pingo de Gente.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2024, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.