CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Espaço do Empreendedor Social oferece consultorias, processos de desburocratização e reúne em um único espaço serviços e atendimentos de diversos órgãos

Nos últimos anos, diversas crises levaram a um aumento significativo de trabalhadores informais no Brasil. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esse cenário tem ficado cada vez mais comum, com milhões de desempregados e sem perspectivas de melhora. Um dos caminhos encontrados para sair desta situação é por meio do empreendedorismo.

Equipe que atua no Espaço do Empreendedor Social de Cafelândia

Foi pensando neste aspecto e buscando incentivar a formalização de novos empreendedores que o município de Cafelândia, no Oeste do Paraná, criou o Espaço do Empreendedor Social, que reúne diversos serviços em um único local com contadores, consultores e agentes financeiros, tudo de forma gratuita e à disposição dos novos empreendedores.

No local, eles contam com apoio técnico do Sebrae e também têm acesso a agentes financeiros do Banco do Empreendedor da Fomento Paraná, que disponibilizam linhas de créditos de até R$ 20 mil com melhores condições de pagamento. Além de desburocratizar e facilitar o processo de formalização dos empreendedores de Cafelândia, o projeto auxilia no dia a dia de quem já está formalizado, prestando consultorias e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas. São cursos, palestras e mentorias com foco em diferentes etapas de cada negócio.

Com o projeto funcionando desde 2017, a cidade já reduziu significativamente o índice de informalidade entre a população. Outro benefício foi a queda no número de casos de sonegação de impostos e a diminuição de falências de empresas, que passaram a ter melhor planejamento em todos os setores, como financeiro e marketing. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...