CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:


O projeto Biblioteca Itinerante: O Prazer da Leitura Mais Perto de Você leva o mundo lúdico dos livros para a sala de aula

Buscando resolver o problema de espaço criado com a alta de matrículas, o município de Apucarana, no norte do Paraná, criou o projeto Biblioteca Itinerante: O Prazer da Leitura Mais Perto de Você. Cerca de 300 bibliotecas desse tipo foram distribuídas em 60 instituições de ensino da cidade, atendendo mais de 10 mil crianças e adolescentes, além dos seus familiares.

Presidente da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, Marli Regina Silva, recebendo o Certificado de Reconhecimento pelo Biblioteca Itinerante

Para implantar o projeto, foram montadas estantes com rodinhas nas salas de aula com diversas obras literárias. As estantes são então trocadas de sala periodicamente, proporcionado aos alunos o contato com diferentes livros ao decorrer de suas trajetórias escolares. O projeto surgiu para resolver o problema da falta de espaço nas bibliotecas tradicionais. Os pais e familiares dos alunos também podem retirar os livros para leitura.

Mas não é só isso. O projeto conta com a dramatização de histórias, promovidas com o auxílio de fantoches, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento das capacidades orais e criativas dos alunos, além do contato com as histórias e ampliação do repertório literário. A responsabilidade pelo cuidado dos livros é compartilhada entre a escola, os alunos e familiares. Os benefícios já são evidentes: os índices da Prova Brasil e da Avaliação Nacional da Alfabetização aumentaram, indicando uma melhora no desempenho dos alunos.

Para que a iniciativa desse certo, o município investiu em mobiliário, livros e fantoches. Os recursos utilizados são provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e também próprios, destinados à educação no município. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...