Análise de cenário e conceitos sobre planejamento, monitoramento e avaliação de ações foram os temas que nortearam o curso "Introdução a planejamento e avaliação de projetos", no qual participaram os avaliadores da segunda edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), realizado pelo SINDAFEP.

A capacitação, que aconteceu nos dias 15 e 16 de julho, foi realizada na Escola de Administração Tributária (ESAT).

O curso foi ministrado pela professora Angela Kotzias de Andrade Ribeiro, médica e psicóloga com especialização em Administração Pública pela FGV e mestrado em Administração pela UNICENP, auxiliada por Lycia Neumann, graduada em Administração, com mestrado em Administração Pública no Canadá, e que há 17 anos trabalha com projetos e planejamento.

AVALIADOR

Durante a capacitação, os avaliadores conheceram aspectos de gestão pública, como planejamento, políticas, programas e projetos. Foi abordado também o processo de planejamento governamental, conhecimento necessário para que possam atuar nas avaliações dos projetos participantes do prêmio.

"O avaliador precisa ter uma forma de se aproximar do gestor público para que não o assuste. O que nós damos aos nossos avaliadores é o cabedal necessário para que eles se aproximem do gestor de forma que ele se sinta mais acompanhado do que avaliado", explicou o coordenador do prêmio, Laerzio Chiesorin Junior.

CONTEÚDO

O curso iniciou com um debate sobre as megatendências mundiais de desenvolvimento da sociedade. O conteúdo apresentado formou a base para que o processo de avaliação específico do PGP-PR fosse compreendido.

"A ideia em trazer estes ensinamentos iniciais é demonstrar que um bom conhecimento da realidade é pano de fundo indispensável para qualquer planejador", esclareceu a professora Angela.

OLHAR

Com o estudo de cenário e a compreensão dos conceitos apresentados, os avaliadores tiveram as ferramentas para trabalhar o descondicionamento do olhar avaliativo para poder ponderar cada projeto de forma justa.

"Minha grande preocupação sempre foi de que a subjetividade atrapalhe ou interfira no relato que faremos para a comissão julgadora de fato. Então vai depender muito do que a gente trouxer com o nosso olhar, com a nossa fala, com a experiência.", afirmou a Auditora Fiscal da Delegacia de Julgamento de Ponta Grossa, Lucia Yumiko Nishimura, que participa pela primeira vez como avaliadora.

Durante o segundo dia do curso tal questão foi bastante trabalhada para que os avaliadores ficassem tranquilos quanto a esta grande responsabilidade.

"Trabalharemos no decorrer estas perguntas que os avaliadores se fazem: quando eu chego para avaliar uma iniciativa pública? Como deve ser o meu olhar para que eu consiga tirar o melhor daquela iniciativa na hora de retratá-la? Como eu vejo se aquele projeto está cumprindo aquilo a que se propõe? De que maneira este projeto está sendo efetivamente benéfico à população?", explicou Lycia Neumann.

PGP-PR

Com o curso, os avaliadores puderam ter mais clareza dos benefícios que o PGP-PR traz aos municípios paranaenses. A participação no prêmio também auxilia algumas prefeituras na organização e documentação de seus projetos.

"No ano passado foi muito interessante, pois visitamos vários municípios da Regional e constatamos que alguns executam o projeto, mas quando começam a organizar como nós pedimos, começam a observar que eles fazem muito mais e trabalham mais do que imaginavam. Ao começar a medir, eles mesmos ficaram surpresos", contou José Américo, da 8ª Delegacia Regional da Receita (DRR), em Londrina, que é avaliador pela segunda vez.

A divulgação é importante haver governabilidade do projeto a fim de ele se sustentar. A visibilidade dada pelo prêmio e a possibilidade de troca de conhecimento entre os municípios são uma grande vantagem para que o planejado se materialize com sucesso.

"Esse é um fator de sucesso para o desenvolvimento de projetos. Quanto mais parceiros aderirem à ideia, melhor você vai conduzi-la, melhor vai sustentar a ideia, e vai obter melhores resultados", afirmou Angela.

Relacionados

1 DE OUTUBRO DE 2024

Outubro rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Retrospectiva: conheça os projetos premiados na categoria Tecnologia e Inovação

A cada edição, a premiação celebra projetos que impulsionam o desenvolvimento...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Unioeste oferece pós-graduação gratuita na área de educação fiscal

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender a importância do uso...