CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:

 

Psicomotricidade e Afetividade: O Comprometimento Afetivo no Fazer Pedagógico – Formação In Loco resolveu defasagem nas horas de formação dos profissionais

A educação é uma área fundamental para o desenvolvimento social. Desta forma, investir em qualificação de professores é um importante caminho para que isso aconteça, ainda mais aqueles que trabalham com a educação infantil, quando as crianças estão em um processo de descoberta do mundo. Pensando nisso, a Prefeitura de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o projeto de Psicomotricidade e Afetividade: O Comprometimento Afetivo no Fazer Pedagógico – Formação In Loco.

Secretária de Educação, Adriana Palmieri, recebe o Troféu PGP-PR pelo projeto Psicomotricidade e Afetividade no fazer pedagógico

Com uma defasagem na carga horária da formação continuada dos professores, o município buscou estratégias para que a formação continuada fosse de total eficiência e eficácia, levando em consideração também a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ambos da Organização das Nações Unidas (ONU). São atendidos os profissionais que atuam com crianças de zero a três anos.

Entretanto, devido às diferenças estruturais dos Centros Municipais de Educação Infantil, em que alguns possuem amplos espaços para realização de atividades com as crianças, e outros possuem limitações para desenvolvimento das atividades pedagógicas, fez-se necessário que cada unidade tivesse uma formação condizente com a realidade do local, por isso a utilização do termo “in loco”.

A formação continuada, que não tem custos ao município, é composta por quatro horas com formação presencial na própria unidade, quatro horas de palestra e curso, e as outras quatro horas via on-line. A Psicomotricidade, ciência que estuda a relação do indivíduo, seu corpo em movimento e a relação com seu mundo interno e externo, também foi aplicada, proporcionando às crianças a descoberta de suas expressões, impulsionando a ação criativa e a emoção.

Entre os principais benefícios do projeto está a qualificação dos profissionais, que foram treinados no próprio ambiente de trabalho, fazendo com que o que foi aprendido possa ser desenvolvido; a psicomotricidade, que ajuda no desenvolvimento das crianças; e o custo zero do programa. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

22 DE JULHO DE 2024

Ubiratã fornece assistência a jovens em situação de extrema pobreza

Projeto municipal promove inclusão social com estímulo à cidadania e cultura...

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...