CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Plano Municipal de Segurança Pública e Trânsito faz com que a população participe ativamente do policiamento, dando sua opinião aos agentes, sugestões e denúncias
A segurança pública é uma das principais demandas da população para os governantes. Nos últimos anos, o Brasil tem registrado uma média de mais de 60 mil mortes violentas, transformando a violência em uma epidemia. Para oferecer mais segurança aos moradores e envolvê-los nas decisões, o município de Arapongas, no Norte Central do Paraná, desenvolveu o Plano Municipal de Segurança Pública e Trânsito.
A prefeitura identificou que não havia um planejamento na área de segurança pública, o que era reforçado com a falta de dados sobre os índices de criminalidade e a falta de estratégia em implementar ações de forma integrada. Para resolver esse problema, a gestão municipal desenvolveu o policiamento comunitário, fazendo com que a população se envolva na segurança pública de forma passiva, dando sua opinião aos agentes, sugerindo melhorias e realizando denúncias diretas, além de promover a educação no trânsito nas escolas.
Para que o projeto desse certo, a Guarda Civil Municipal, as Polícias Civil e Militar, a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos se uniram para elaborar o plano. Estão sendo desenvolvidas uma série de ações integradas, visando a redução da criminalidade na cidade. A ideia é que os trabalhos sejam aperfeiçoados, melhorando programas existentes e criando novas estratégias para oferecer mais segurança aos cidadãos.
Os custos estimados do projeto são de R$ 300 mil reais, recursos provenientes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito e utilizados para a realização de ações como patrulha escolar e ambiental, educação no trânsito e campanhas. Entre os resultados alcançados estão a diminuição nos índices de criminalidade e a sensação de mais segurança aos moradores de Arapongas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.