Mais de 2 mil alunos foram beneficiados com o programa. Uma das escolas de Paranavaí ficou em primeira colocação entre todas do estado

Depois de desenvolver o projeto “Aprofundamento pedagógico: capacitar para amparar, crescer e emancipar”, o município de Paranavaí alcançou média de 7,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado colocou a cidade entre as dez melhores médias do Paraná, comprovando a melhora no aprendizado dos alunos.

A iniciativa promove a elevação do conhecimento de todos os estudantes, independente se esses já estão atingindo o nível básico, médio ou avançado de compreensão. Ao todo, já são mais de dois mil alunos beneficiados e 19 colégios envolvidos com o projeto no município. Uma dessas escolas atingiu a melhor média do Paraná no IDEB, com pontuação de 8,9.

Para o ensino regular, o aprofundamento é feito no contraturno escolar. No caso das escolas integrais, fica a critério da instituição definir em qual período o projeto vai acontecer. O investimento mensal é apenas referente à remuneração dos 25 professores efetivos que dão aulas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“O projeto auxiliou muito, porque é um profissional a mais na escola que veio para nos ajudar com o aprofundamento escolar. Assim, nós trabalhamos de uma maneira sistematizada com os alunos bons, o que eu acredito que é o diferencial na nossa escola. Se eles já eram ótimos, tornaram-se excelentes”, analisa a Diretora da Escola Municipal Jayme Canet, Wanessa Durante.

Os bons resultados garantiram ao projeto Troféu Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

24 DE ABRIL DE 2026

Nova Esperança combate abuso e exploração sexual infantil 

 1500 famílias foram beneficiadas pelas ações de sensibilização

17 DE ABRIL DE 2026

Maringá aumenta eficiência na emissão dos pedidos de ITBI

Arrecadação aumentou em 25%, com relação ao ano anterior

10 DE ABRIL DE 2026

Sarandi promove cuidado com profissionais da educação por meio da escuta ativa

1100 professores, gestores, técnicos e auxiliares foram beneficiados

6 DE ABRIL DE 2026

Ortigueira fomenta produção do campo, com foco na agricultura familiar

1700 produtores são beneficiados pelo programa

27 DE MARçO DE 2026

São Pedro do Ivaí leva atendimento às comunidades em regiões mais afastadas

Gabinete móvel possibilita quase 40 atendimentos simultâneos

20 DE MARçO DE 2026

Toledo promove diálogo entre governo e sociedade com encontros presenciais itinerantes

Cidadãos apresentam suas solicitações para garantir melhor direcionamento dos recursos...