Promover educação no trânsito significa, acima de tudo, preservar vidas e exercer a cidadania. Para isso, é preciso que haja uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade como um todo.
Isso é o que define o movimento Maio Amarelo , um projeto apoiado e incentivado pelo Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR).
Com o objetivo de estimular cada cidadão, entidade ou empresa a adotar comportamentos mais seguros e responsáveis no trânsito, o movimento visa o envolvimento de todos – sociedade e poder público- na promoção de educação e segurança no trânsito.
Diante disso, a equipe do PGP-PR está aproveitando a divulgação do prêmio para difundir o movimento pelas cidades do Paraná.
Além de apoiar a causa, a divulgação está incentivando projetos públicos em educação – uma das funções públicas de maior relevo, e que já foi tema do Prêmio Gestor Público Paraná – edição 2013.
“Fica evidente que a redução do alto número de mortos e feridos no trânsito está vinculada ao esforço pela promoção do conhecimento para gerar a mudança de atitude. Assim, o PGP-PR sente-se honrado em participar do movimento Maio Amarelo e, ao mesmo tempo, poder reconhecer atitudes da administração pública que podem transformar realidades para melhor”, comenta Laerzio.
Educar para a vida
O projeto Trânsito: Educar para a Vida, é um bom exemplo da relação entre o PGP-PR e o Maio Amarelo na promoção da cidadania.
Idealizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Ponta Grossa (AMTT), a proposta promove a formação sobre segurança no trânsito por meio de blitz educativas.
Com baixo orçamento, o projeto de formação recebe centenas de participantes, que atuam como multiplicadores desse cuidado na sua própria escola, família ou comunidade.
A ação recebeu Certificado de Reconhecimento no PGP-PR em 2014.
Educando no Transporte Escolar
Outro projeto da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Ponta Grossa reconhecido pelo PGP-PR foi a ação Educando no Transporte Escolar.
Nesse projeto, a conscientização de crianças e adolescentes conta com a ajuda de agentes de trânsito. Diversos profissionais acompanham o trajeto dos veículos de transporte escolar, transmitindo informações educativas sobre como se comportar com segurança a bordo do veículo e em demais contatos com o trânsito.
Em um ano, as chamadas Viagens de Formação atingiram em torno de 1600 crianças, sendo premiadas no Prêmio Gestor Público de 2013.
Fonte: SINDAFEP