Desde 2017, a Secretária de Educação inscreve projetos que estão transformando a história do seu município

É comum encontrar figuras carimbadas no Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) que, como bons gestores municipais, realizam projetos que mudam a história das suas cidades. Entre elas, está a Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Educação do pequeno município de Quarto Centenário, Alice Miyashita. Responsável pelo gerenciamento da educação do município há 10 anos, ela participa do Prêmio desde a 5ª edição, realizada em 2017.

Alice acredita no poder transformador que o PGP-PR possui, tendo já inscritos seis projetos. O destaque vai para o Cidadãos do Futuro, vencedor do Melhor do Ano em 2018, que revolucionou a educação do município. Através de atividades no contra turno escolar, para crianças matriculadas na rede municipal de ensino, a iniciativa possibilitou um ambiente seguro e recreativo, onde as ideias e sonhos dos estudantes são explorados de maneira saudável e criativa.

O sucesso do prêmio trouxe grande visibilidade e reconhecimento para a cidade. Além de proporcionar que outros municípios tomem conhecimento da iniciativa e, possivelmente, adotem o programa em suas escolas. Alice relata que o Prêmio também influenciou outras secretarias de Quarto Centenário a inscreverem os seus projetos. Como é o caso da Secretaria de Saúde que entrará este ano com um programa desenvolvido por profissionais de educação física, psicólogos e nutricionistas do município.

Para Miyashita, participar do Prêmio Gestor Público Paraná vai além do desejo de ser vencedor, ele proporciona a pequenos municípios visibilidade e reconhecimento no estado inteiro. Fazendo com que projetos incríveis ganhem força e sejam implementados em outras regiões, além de evitar que futuras gestões acabem com eles. Por esse motivo, o município de Quarto Centenário já inscreveu quatro projetos para a edição deste ano, sendo três de educação e um da saúde.

O PGP-PR chega à sua 7ª edição. O tema deste ano é o “Urbanismo – Planejar o município é melhorar a vida”, nesta categoria serão premiados projetos de planejamento e execução de ações que são desenvolvidos em áreas rurais e urbanas de cada município do nosso estado. Mas isso não impede que projetos de todas as áreas do governo sejam inscritos e concorram nas demais premiações: Melhor do Ano, Tecnologia e Inovação e Administração Tributária.

 

Relacionados