CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO:
Agudos de Portas Abertas permite que o cidadão apresente sua demanda pelo celular, sem burocracia e sem precisar ir presencialmente na sede da prefeitura
Com a evolução da tecnologia, hoje podemos fazer compras e pagamentos direto pelo celular ou computador, sem precisar ir ao mercado ou agência bancária. Para acompanhar esse processo, o poder público também está se adaptando para oferecer serviços de qualidade e facilitar o atendimento para os moradores. É o que tem feito Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, com o aplicativo Agudos de Portas Abertas.
Trata-se de um canal de comunicação direto entre prefeitura e morador, facilitando o acesso aos serviços públicos oferecidos pelo município. Na plataforma, o munícipe preenche um formulário (de acordo com a necessidade de cada serviço). Após enviar as informações, a solicitação é destinada para secretaria e servidores responsáveis pela categoria ou serviço escolhidos. Ao receber a solicitação, ela é imediatamente respondida, alterando o status de “Nova solicitação” para “Em andamento”, “Declinada” ou “Concluída”.
A gestão municipal identificou que grande parte da população não tinha tempo para se dirigir ao órgão público presencialmente para solicitar documentos, pedidos de informação ou até mesmo sugerir melhorias em serviços. Outro empecilho é a burocracia, muitas vezes um entrave para que o cidadão realizasse o pedido da sua demanda. Com o aplicativo, além de ser mais rápido e prático, o morador pode acompanhar a tramitação do seu pedido em tempo real. Caso seja necessário, o setor responsável solicita mais informações via texto e, em alguns casos, o encaminhamento de fotos e arquivos.
Entre os benefícios que o Agudos de Portas Abertas trouxe para gestão municipal está um meio eficaz de disseminar informações, além de centralizar pedidos e verificar junto ao cidadão a qualidade dos serviços públicos pelos usuários, o que possibilita uma melhoria contínua da gestão pública. Mas os maiores beneficiados são os moradores de Agudos do Sul, que contam com um processo desburocratizado, com mais acessibilidade e agilidade na resolução de demandas sem precisar sair de casa. Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.