Cerca de 629 famílias da zona rural de Santa Terezinha de Itaipu, localizada na região metropolitana de Cascavel, passaram a ter acesso à água potável após a finalização do projeto Rede de Água Potável nas Comunidades Rurais, realizado pela Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente do município. Com a extensão da rede de saneamento básico e de fornecimento de água potável, o projeto atingiu 99% dos habitantes das 16 comunidades rurais, beneficiando cerca de 1.900 pessoas.

Com construção finalizada, a cidade totaliza 145 quilômetros de rede de saneamento e distribuição de água potável. O principal impacto é na diminuição de contaminações por água não tratada, refletindo em uma melhor qualidade de vida para a zona rural.

Além disso, muitas famílias beneficiadas pela extensão da rede passaram a produzir alimentos de qualidade por meio da agricultura familiar, impactando a geração de renda e, consequentemente, a economia do município.

A região foi afetada de maneira positiva pelo projeto devido à viabilização da implantação de agroindústrias, que antes não poderiam ser construídas devido às normas municipais. Com isso, já se observa a redução do êxodo rural das 16 comunidades e também a valorização das propriedades localizadas nas proximidades.

Com os resultados, o projeto pretende conscientizar a população sobre o consumo e o reaproveitamento de água e destinação correta dos resíduos e lixos produzidos pelas famílias.

Captação de recursos

Por sua amplitude, o projeto contou com a captação de recursos das esferas federal, estadual e municipal. Os custos foram totalizados em cerca de R$ 4 milhões destinados ao saneamento básico rural, ao atendimento aos microssistemas de água potável e abastecedouros comunitários, ao material de consumo necessário, entre outros serviços.

Fonte: PGP-PR 

Relacionados

18 DE FEVEREIRO DE 2026

Coordenador do PGP-PR realiza visita à Prefeitura de Prudentópolis para divulgar o prêmio

Encontro aconteceu durante o feriado de Carnaval

18 DE FEVEREIRO DE 2026

PGP-PR ergue outdoor em homenagem a Mercedes, pela conquista do Troféu Melhor do Ano

Na 13ª edição, o projeto Sementinha da Inclusão recebeu os troféus Melhor do Ano e...

13 DE FEVEREIRO DE 2026

PGP-PR renova parceria com CRA-PR

Reunião estratégica entre as instituições define etapa decisiva da premiação e...

13 DE FEVEREIRO DE 2026

Celebramos o Dia Mundial do Rádio!

Data foi oficializada pela Unesco, em 2011, em homenagem à primeira transmissão de um...

12 DE FEVEREIRO DE 2026

PGP-PR e Aerp renovam parceria para 2026

Na reunião, foi entregue o relatório das atividades realizadas pela premiação em 2025

11 DE FEVEREIRO DE 2026

PGP-PR promove bate-papo entre MPC-PR e equipe da premiação

Conversa será realizada de forma híbrida: presencial e online