Na primeira edição do Prêmio Gestor Público Paraná, em 2013, o projeto Agroindústrias Familiares, do município de Cianorte, foi premiado com o troféu Prêmio Gestor Público Especial.
Desde então, o projeto cresceu e foi reapresentado na segunda edição do Prêmio, sendo agraciado com uma Menção Honrosa pela continuidade do desenvolvimento de boas práticas no município.
Programa
Criado para auxiliar os produtores rurais na industrialização e comercialização de seus produtos, o projeto agrega valor e traz mais renda para a família e para o município.
A iniciativa ainda disponibiliza suporte jurídico, fiscal, sanitário e de infraestrutura, orientando na concepção e na implantação da agroindústria, por exemplo. A valorização do espaço rural traz maior qualidade de vida no campo, com maior renda e oferta de emprego.
O programa beneficia toda a sociedade cianortense, uma vez que fomenta a melhoria da qualidade dos produtos vendidos nas feiras e mercados e, consequentemente, o desenvolvimento regional.
Crescimento
Em relação a 2013, houve a inclusão de mais seis agroindústrias no programa, passando a atender a 18 famílias.
A meta é atingir 40 famílias de agricultores beneficiadas, com a geração de mais de 120 empregos diretos na zona rural.
Entre as agroindústrias já formalizadas ou em projeto de elaboração estão produtoras de derivados do leite, do mel, produtos embutidos e defumados, abatedouro de bovinos, suínos e de frango caipira, indústria de filetagem de peixe e polpas de frutas.
Além do aumento no número de atendidos, o projeto teve sua estrutura otimizada. Foi criada a divisão de Inspeção Sanitária no município, com a implantação do laboratório para análise de brucelose e tuberculose bovina.
Visando fortalecer ainda mais a economia local, foi aprovada a Lei estadual 17.773/2013, que criou o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que regulamentou a distribuição da produção das agroindústrias familiares em todo o território do Paraná.
Os resultados desse projeto refletem na qualidade de vida dos agricultores, nas condições de trabalho e na renda, o que incentiva a permanência do homem no campo.