400 professores e 3 mil alunos foram beneficiados, consolidando a cidade como líder no Ranking Estadual de Educação
O município de União da Vitória, localizado na região Sul do Paraná, tem se destacado na inovação educacional com o projeto União Digital, que beneficiou diretamente 400 docentes e 3 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino Fundamental. Foi promovida a inclusão digital e a alfabetização tecnológica, com fornecimento de chromebooks e tablets aos alunos e professores, além de suporte contínuo para aprimorar a prática pedagógica. Em 2023, a cidade alcançou o 1º lugar no Ranking Estadual de Educação no Paraná, tornando-se modelo nacional de avanço digital na educação.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto foi desenvolvido em diversas etapas: foi feita busca por parceiros para o financiamento, aquisição de equipamentos e entrega dos dispositivos aos professores e alunos. Além disso, programas de formação continuada foram oferecidos aos docentes. A cidade destaca-se ainda pela oferta de ambientes virtuais de aprendizagem, com aulas on-line, avaliações digitais e outros recursos tecnológicos, que potencializam o processo de ensino-aprendizagem e ajudam a reduzir as desigualdades no acesso à tecnologia.
“Com recurso do Governo Federal, conseguimos disponibilizar um tablet para cada aluno. Também implementamos uma plataforma de apoio à grade curricular e instalamos laboratórios de informática em todas as escolas, o que nos permitiu alcançar o maior índice do IDEB da nossa história”, contou o prefeito Bachir Abbas.
Em 2023, o projeto teve orçamento de R$ 6 milhões, destinados à compra de equipamentos e à formação dos docentes. O orçamento mensal do projeto é de R$ 37 mil, valor investido na remuneração de professores, coordenadores e demais profissionais envolvidos.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2024, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.