Representando problemática constante, o consumo de drogas tem se iniciado cada vez mais cedo. Na tentativa de reduzir esse problema – especialmente entre adolescentes e jovens, a administração de Maringá desenvolveu o projeto Papo Legal e recebeu troféu Prêmio Gestor Público no 3º PGP-PR.
A iniciativa vê nos jovens a necessidade de refletir e discutir questões sobre o consumo de álcool e outras drogas. O Papo Legal é realizado pela Diretoria de Programas sobre Drogas, que atua em conjunto com as Secretarias Municipais de Assistência Social Cidadania, de Trânsito e Segurança (Setrans) e Educação, com a rede estadual de ensino e instituições municipais de serviço social.
Encontros
São oportunizados momentos em que os alunos podem esclarecer suas dúvidas e questionamentos sobre entorpecentes. Os encontros contam com a presença de profissionais que representam a rede de atendimento de Maringá, permitindo que a discussão aconteça em grupos menores. Ao final da conversa, os participantes recebem material informativo.
Em 2014, 11 escolas receberam o projeto, alcançando mais de 12 mil estudantes. No ano seguinte, foram realizadas oito edições até o encerramento da premiação, abrangendo cerca de 1.200 alunos.
Os momentos de reflexão e discussão abrem espaço para que os participantes possam se conscientizar sobre os riscos relacionados ao consumo de drogas. A iniciativa pretende atingir os 39 colégios estaduais de Maringá.
Participação
O Papo Legal conta com profissionais da Diretoria de Programas sobre Drogas, com parceria dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de Políticas sobre Drogas (Comad).
A Guarda Municipal (GM) e a Setrans respondem às questões levantadas pelos alunos. Além disso, simulam a abordagem de verificação de posse de drogas, para que os alunos conheçam mais sobre o trabalho realizado nas ruas.
A interação entre os participantes e os representantes das áreas de autoridade, cuidado e prevenção é interessante, já que os questionamentos e apontamentos são abordados e esclarecidos, dando forma efetiva ao projeto.
A proximidade entre a iniciativa e a comunidade permite que os cidadãos tenham mais conhecimento sobre prevenção e cuidados, por meio tanto do material informativo quanto da divulgação do sistema de atendimento do município.
Fonte: PGP-PR