Entre 2022 e 2024, mais de dez mil árvores foram georreferenciadas e catalogadas
O município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, implementou o projeto Arborização Urbana: caracterização de todas as árvores das vias públicas com o uso de ferramentas digitais. Essa foi a resposta aos impactos da urbanização acelerada. A iniciativa incluiu a criação do aplicativo para mapear e avaliar cerca de dez mil árvores das vias públicas, o que possibilitou a identificação de espécies, condições fitossanitárias e conflitos urbanos. Assim, a arborização é mais planejada e reduz conflitos com redes elétricas, calçadas e trânsito.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o levantamento foi realizado entre 2022 e 2024 e utilizou ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela própria equipe técnica da prefeitura. Cada árvore foi georreferenciada, fotografada e classificada, orientando ações de manejo como podas, substituições e novos plantios. Essa abordagem integrada facilita a atualização contínua das informações e a participação da comunidade.
“A realização do projeto é muito importante por essa questão do reflorestamento e para tornar a cidade cada vez mais sustentável”, afirmou a prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo.
A iniciativa foi desenvolvida internamente, sem custos adicionais significativos, porque aproveitou recursos humanos e tecnológicos já existentes. O investimento em planejamento resultou em uma gestão mais eficiente, o que reduziu riscos à população e proporcionou benefícios diretos a mais de 130 mil habitantes.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Sustentabilidade do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2024, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.