Dez cidades foram premiadas nesta categoria
O Banco de Projetos do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) tem o orgulho de reconhecer iniciativas inovadoras que se destacaram ao longo dos anos na categoria Tecnologia e Inovação. A cada edição, a premiação celebra projetos que impulsionam o desenvolvimento tecnológico, transformam realidades e contribuem diretamente para o crescimento sustentável e regional. Confira os vencedores das últimas edições e como suas iniciativas impactaram positivamente suas comunidades e o estado do Paraná.
2013: Ebonline – Engenheiro Beltrão
A iniciativa oferece à população acesso à internet banda larga via sinal de rádio, com velocidades que variam entre 500 KB e 5 MB, abrangendo toda a área urbana do município, incluindo os distritos e a zona rural.
2014: Ônibus digital: inclusão digital, cultural e educacional – Nova Aurora
Com o projeto, a população recebeu um maior incentivo à leitura e ampliou seu acesso à informação, tanto por meio da literatura quanto da internet, permitindo a consulta de notícias e conteúdos globais. A prefeitura municipal desenvolveu políticas públicas que facilitam o acesso da comunidade a recursos e ferramentas que promovem o ensino e a aprendizagem para todas as idades.
2015: Telêmaco Borba Digital – Telêmaco Borba
O desejo da população por serviços de telefonia e internet de qualidade foi um dos principais motivadores para a criação do programa. A partir dessas solicitações, a gestão municipal identificou a viabilidade de implementar um programa de distribuição gratuita de internet, que abrange toda a cidade com o serviço de qualidade. Com custo reduzido para o município, o sinal de internet é disponibilizado por meio de 33 pontos de distribuição de Wi-Fi público (hotspots), que garantem acesso gratuito para todos.
2016: Análise de métodos quantitativos de cálculo de previsão de demanda para o gerenciamento de estoques de medicamentos de um município – Londrina
O programa aprimora o planejamento de estoques e garante o abastecimento eficaz de medicamentos no município. A iniciativa evita prejuízos causados por erros de pedidos e falta de medicamentos, além de coibir gastos indevidos de recursos públicos.
2017: Saúde Digital – Guaíra
Ao agilizar os atendimentos de saúde, reduzir as filas e implementar um banco de dados em rede, o número de atendimentos e a qualidade do serviço cresceu exponencialmente no Sistema Único de Saúde (SUS).
2018: Geo Guaíra – Guaíra
A Prefeitura Municipal, por meio do Geo Guaíra, contratou uma empresa especializada para realizar visitas a todos os lotes da cidade, totalizando aproximadamente 15 mil propriedades, para modernizar a coleta de informações sobre o zoneamento urbano do município.
2019: Tecnologia, segurança e ambiente escolar: relações indissociáveis – Paranavaí
A iniciativa promove o registro de frequência dos alunos por meio de um equipamento de reconhecimento facial, que otimiza os processos administrativos da escola com a implementação de um diário de classe on-line. Essa tecnologia não só fortalece a segurança dos estudantes, mas também minimiza a evasão escolar em Paranavaí.
2020: Sig Geo M.C Rondon – Marechal Cândido Rondon
Com a inovadora plataforma de georreferenciamento desenvolvida pela Secretaria de Coordenação e Planejamento, os gestores municipais passaram a ter uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisões, para corrigir problemas de localização e garantir maior precisão nas intervenções da prefeitura. Assim, é possível definir e planejar obras com mais eficácia, ao permitir que engenheiros e arquitetos tenham acesso a informações detalhadas sobre os locais das intervenções.
2021: Internet de qualidades nas comunidades rurais – Mandirituba
Com a chegada da pandemia, em 2020, os gestores públicos implementaram o projeto com o objetivo de levar acesso à internet para as famílias. A Prefeitura realizou a instalação dos postes necessários em 16 comunidades, beneficiando aproximadamente mil famílias. Essa iniciativa visa não apenas conectar as pessoas, mas também proporcionar acesso a informações, educação e oportunidades de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região.
2022: Mapa Digital – Medianeira
Para facilitar o acesso à informação, o projeto trouxe a mensuração precisa da área rural, a agilidade na resolução de consertos solicitados pelos cidadãos e a maior assertividade na identificação de pontos problemáticos.
2023: Aluno Conectado – Toledo
Para combater o déficit de cultura digital e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem para as turmas do 1º ao 5º ano nas escolas municipais, a iniciativa distribuiu 7.232 tablets, 883 notebooks e 354 smart TVs para seis mil alunos.