Processo de limpeza foi efetuado no córrego central do município
A solução para problemas crônicos de inundações e degradação ambiental no município de Ubiratã, na região Centro-Oeste do Paraná, resultou na criação do projeto Canalização do Córrego Central. Esse projeto incluiu a construção de um canal com colchão Reno e gabiões ao longo do leito natural do córrego, beneficiando aproximadamente 750 pessoas na região ribeirinha.
A iniciativa abordou questões ambientais na Vila Recife, onde o córrego central, anteriormente poluído e propenso a inundações, passou por uma transformação significativa. Segundo o Secretário Municipal de Serviços Urbanos e Pavimentação, Ronaldo Felipe Maciel, o projeto resultou na eliminação completa das inundações na área, contribuindo também para a despoluição do rio e prevenção de doenças. “Era um sonho de todos ver aquele córrego canalizado. Todos os dejetos eram jogados ali. Hoje, não temos mais esse problema”, destacou Maciel.
O projeto, que teve um custo em torno de R$ 1 milhão, foi executado entre 2022 e 2023. Além da canalização, incluiu a preparação do leito do rio e seu entorno, com foco em metas ambientais e sociais. A conclusão bem-sucedida não só valorizou os imóveis locais, mas também estabeleceu um padrão de convivência harmoniosa entre a urbanização e a natureza em Ubiratã.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2023, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Mais informações sobre esse projeto e outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.