Valores éticos são promovidos nas escolas municipais
No município de Palmeira, na Região Sul do Paraná, o projeto Paz nas Escolas aborda a crise de relacionamentos pessoais e interpessoais nas escolas da rede pública. Criado como resposta a um cenário de violência e insegurança, seu objetivo é fortalecer a cultura de paz e promover valores ético-morais. A iniciativa já resultou em significativa participação dos pais em palestras e atividades implementadas em 18 unidades educacionais.
O projeto opera através da capelania escolar, oferecendo assistência emocional e social. Entre suas atividades, destacam-se palestras para pais, atendimento individual a alunos e professores, e dinâmicas de grupo. Essas ações visam a valorização da vida, o acolhimento da comunidade escolar, e o fortalecimento de competências socioemocionais, gerando benefícios tangíveis para a sociedade.
Entre os resultados estão o elevado engajamento dos pais nas palestras, impacto positivo na equipe da Secretaria Municipal de Educação, e ressonância emocional em encontros comunitários. Além disso, o atendimento do capelão às escolas tem abordado temas variados, atendendo às necessidades específicas de cada instituição.
O projeto inclui ações de curto e longo prazo, como a Semana de Diálogos e atendimentos individuais e coletivos. Com um orçamento de R$ 5 mil, seu êxito contínuo demonstra que ações voltadas para a cultura de paz podem transformar o ambiente educacional.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.