Agora, munícipes com mais de 15 anos podem ingressar no mercado de trabalho

A qualificação de jovens e adultos para o ingresso no mercado de trabalho levou o município de Rio Negro, na Região Sudeste do Paraná, a criar o projeto Capacita Rio Negro, oferecendo cursos de habilitação profissional. Das 1.668 vagas oferecidas, se formaram 1.171 cidadãos a partir de 15 anos.

O Secretário de Indústria e Comércio, William Mazur, explica a criação do projeto: “O que fizemos foi detectar as demandas de mão de obra das empresas instaladas no município e direcionar os cursos para as áreas específicas. E então preparamos os jovens para o mercado”. Através dos processos de Treinamento, Capacitação, Qualificação e Inserção no Mercado de Trabalho, o munícipe aumenta suas chances de conquistar um emprego remunerado.

A iniciativa também contribuiu significativamente para a reintegração da população mais experiente no mercado de trabalho, assegurando assim a dignidade do cidadão ao proporcionar salários mais justos e uma qualificação mais elevada para o cargo ocupado.

A confeiteira autônoma, Eveline do Nascimento, conta sua experiência com os cursos de capacitação: “Ano passado, quando descobri o projeto, me inscrevi e fui fazendo todos os cursos que tinham vaga. Achei maravilhoso, sempre elogio o que a gestão pública faz aqui. O atendimento é ótimo, a qualidade e os professores são ótimos. Eu achei maravilhoso.”

Para manter os cursos em funcionamento e garantir a contratação dos profissionais envolvidos, o projeto demanda um investimento anual de R$ 764.472,40. Os planos futuros da iniciativa incluem avaliações periódicas do progresso e desempenho dos cursos, considerando até a possibilidade de implementação de ensino a distância (EAD).

Estes são os cursos oferecidos pelo Capacita Rio Negro: Preparo de Sobremesas; Preparo e Decoração de Bolos; Operador de Empilhadeira; Técnico em Enfermagem; Mulheres Empreendedoras – Seja Protagonista do seu Futuro; Controle Finaceiro para o MEI; Encanador Residencial; Mulheres Empreendedoras – Planejamento e Gestão; Venda + Mais; Talk – Indústria Conectada – Prospecção até a venda; Juntos educando para o Futuro; Eletricista Industrial; Lean-Consultoria na Indústria; Mecânica e Elétrica de Motos; Mídias Digitais; Turismo Rural; Técnico em Manutenção Industrial; Técnico em Desenvolvimento de sistemas; Auxiliar de padeiro; Confeiteiro; Planejamento Financeiro – Ciclo Mulher; Palestra Tendências MEI; Manicure e Pedicure; Cabeleireiro Assistente e Auxiliar de Confeitaria.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...