Projeto distribui dispositivos eletrônicos e capacitação aos professores e alunos
Com o objetivo de combater o déficit de cultura digital e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem nas turmas do 1º ao 5º ano nas escolas, o município de Toledo, na Região Oeste do Paraná, lançou o projeto Aluno Conectado. A iniciativa já beneficiou mais de 6 mil alunos de escolas municipais por meio da distribuição de 7.232 tablets, 883 notebooks e 354 smart-TVs.
Dirce Kulzer, Diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal da Educação de Toledo, explicou: “O projeto foi concebido a partir de uma necessidade dos professores da rede municipal de ensino, das escolas e dos alunos. As instituições enfrentaram a dificuldade da falta de internet e acesso aos recursos tecnológicos. Pensou-se em algo que pudesse atender a essa necessidade, tanto de infraestrutura como de suporte e equipamento de trabalho aos professores e estudantes.”
O Aluno Conectado cria um ambiente tecnologicamente adequado para o ensino e aprendizagem. Ao capacitar os educadores e disponibilizar notebooks, tablets, pontos de internet e laboratórios de informática e robótica educacional nas escolas, a iniciativa introduziu uma nova abordagem pedagógica.
“A tecnologia está aí para nos ajudar. Não podemos dispensar o papel e a caneta, mas os alunos adoram quando vamos para o tablet ou computador. Vejo que os olhinhos brilham quando estão manuseando o material. É bem gostoso”, afirmou Juliana Uncini Sartoro, professora da Escola Municipal Miguel Dewes.
Desde 2022, o projeto tem trabalhado no aprimoramento das habilidades de aprendizado dos estudantes, com um orçamento total de cerca de R$ 24,5 milhões, destacando seu impacto positivo na promoção da educação inclusiva e de qualidade. Em 2024, há a ambição de proporcionar maior autonomia às escolas, permitindo que o projeto seja ainda mais estendido e personalizado.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.