Agora, cidadãos com deficiência auditiva têm intérpretes instantâneos e on-line
Diante da dificuldade de comunicação entre a população surda e os servidores públicos do município de Toledo, na Região Oeste do Paraná, surgiu a inspiração para o projeto Central de Libras de Toledo. A iniciativa já atende a 96% das pessoas com deficiência auditiva, proporcionando interpretação simultânea em uma plataforma própria, acessada por meio de QR Code.
“Os surdos frequentavam espaços públicos e não se sentiam acolhidos, pois não compreendiam o que estava sendo falado. Além disso, os servidores não se sentiam satisfeitos, pois não conseguiam fornecer as informações de maneira clara e qualificada. O atendimento não atendia às expectativas”, explicou Junior Rasbolt, Coordenador da Política da Pessoa com Deficiência.
A iniciativa busca promover a autonomia, independência e dignidade das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva, oferecendo tradutores e intérpretes de Libras em uma plataforma digital inteligente, em tempo real e disponível 24 horas por dia por meio de QR Code. Além disso, são disponibilizados intérpretes presenciais em eventos públicos, como pronunciamentos, inaugurações e audiências.
“A Central de Libras proporciona autonomia e dignidade às pessoas que necessitam. A dificuldade de comunicação é imensa, não apenas para quem utiliza a oralidade, mas também para o deficiente auditivo que busca um serviço. Para mim, o projeto enche o coração de alegria”, afirmou a Coordenadora da Secretaria de Esporte e Lazer, Alice Turmina.
Atualmente, 100% das áreas da saúde e educação são acessíveis, com 521 atendimentos realizados pela Plataforma Digital Inteligente e 136 eventos com tradução, totalizando 19.144 minutos de serviço da Central de Libras. Com um investimento aproximado de R$ 415 mil, a meta do projeto é alcançar mais de 97% da população atendida, transformando a iniciativa em política pública municipal.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.