A criação de abelhas é feita ecologicamente por agricultores familiares

Os desafios ambientais e econômicos enfrentados pelo município de Morretes, na Região Metropolitana do Paraná, inspiraram a criação da iniciativa Morretes: Cidade do Pólen, com o objetivo de fortalecer a agroecologia entre os agricultores familiares. Fomentando a sustentabilidade, já foram implantadas 210 caixas de abelhas em pontos estratégicos.

O cerne do projeto envolve a prática da meliponicultura, que consiste na criação de abelhas nativas por pequenos proprietários rurais do município. Essa abordagem não apenas eleva a consciência ecológica na comunidade, mas também potencializa a renda de várias famílias e preserva a rica biodiversidade da Mata Atlântica.

Tiago Tischer Coelho, Superintendente de Agricultura Familiar, destaca a importância do projeto: “Ele representa um avanço significativo na promoção de um desenvolvimento sustentável e integrado, trazendo benefícios para o meio ambiente e para a economia local”. Por meio de oficinas educativas, instalação de centros de meliponicultura e criação de ‘Jardins de Mel’ em escolas e espaços públicos, já foram beneficiadas 50 famílias e 2.200 alunos da rede pública de ensino.

Com custos de R$ 90 mil, o projeto já estabeleceu metas significativas, incluindo a instalação de diversos centros de referência em meliponicultura e a promoção da educação ambiental entre os jovens. Até 2024, espera-se que o alcance chegue a ainda mais agricultores e estudantes.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Imagem: Jônatas Cunha

Relacionados

24 DE MAIO DE 2024

Cascavel reforça empreendedorismo feminino

Suporte financeiro é dado a mulheres que desejam abrir negócio...

17 DE MAIO DE 2024

Guarapuava otimiza atendimento médico com inteligência artificial

 Plataforma SARA faz com que teleconsultas tenham tempo de espera reduzido...

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...