UTB pode processar 30 toneladas de resíduos por dia

Para fazer o aproveitamento correto dos resíduos orgânicos, a Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, inaugurou a primeira Usina Termelétrica Pública do Brasil (UTB). O projeto Ponta Grossa Sustentável: Transformando Resíduos em Energia converte lixos orgânicos em biogás, por meio do processo de biodigestão.

Com isso, os motogeradores são alimentados e produzem energia elétrica, que é ligada diretamente na rede da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A usina em sua capacidade máxima pode processar 30 toneladas de resíduos por dia, gerando energia suficiente para garantir o seu próprio funcionamento e abastecer outros pontos públicos da cidade.

Além do ganho ambiental e da destinação correta ao lixo orgânico, a iniciativa abastece 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três escolas e dois prédios públicos, gerando uma economia de R$ 120 mil ao município. Os custos do projeto são para aquisição de equipamentos, caminhão, manutenção e operação, ficando em torno de R$ 12,5 milhões.

Entenda o funcionamento da Usina Termelétrica a Biogás (UTB)

O caminhão elétrico realiza a coleta dos resíduos orgânicos: resto de alimentos, hortifrutis, sementes e óleo de cozinha usado. Então, os leva à Usina Termelétrica a Biogás, onde o veículo é descarregado e os materiais são direcionados para um pré-tanque. Lá, são analisados e, estando em condições adequadas, direcionados para os biodigestores. A geração de energia renovável por meio da UTB é uma tecnologia inovadora no Brasil.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Tema do Ano do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

13 DE FEVEREIRO DE 2026

Apucarana torna Língua Brasileira de Sinais disciplina obrigatória do Ensino Fundamental I

250 professores e servidores foram certificados com cursos de Libras

6 DE FEVEREIRO DE 2026

Nova Tebas implanta Unidade de Cuidados Prolongados

A iniciativa reduziu significativamente o número de pacientes acamados e ampliou a...

30 DE JANEIRO DE 2026

Comesp proporciona acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

25 cidades passaram a oferecer acolhimento para mais de 400 vítimas

23 DE JANEIRO DE 2026

Ivaiporã promove sustentabilidade a partir de arborização

633 árvores foram plantadas em locais estratégicos da cidade, contemplando praças e...

16 DE JANEIRO DE 2026

Pato Branco capacita jovens e adultos em tecnologia

A avaliação do projeto é contínua, com foco na conclusão dos cursos e na inserção...

9 DE JANEIRO DE 2026

Toledo combate a exploração do trabalho infantil

60 adolescentes são atendidos por mês