UTB pode processar 30 toneladas de resíduos por dia

Para fazer o aproveitamento correto dos resíduos orgânicos, a Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, inaugurou a primeira Usina Termelétrica Pública do Brasil (UTB). O projeto Ponta Grossa Sustentável: Transformando Resíduos em Energia converte lixos orgânicos em biogás, por meio do processo de biodigestão.

Com isso, os motogeradores são alimentados e produzem energia elétrica, que é ligada diretamente na rede da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A usina em sua capacidade máxima pode processar 30 toneladas de resíduos por dia, gerando energia suficiente para garantir o seu próprio funcionamento e abastecer outros pontos públicos da cidade.

Além do ganho ambiental e da destinação correta ao lixo orgânico, a iniciativa abastece 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três escolas e dois prédios públicos, gerando uma economia de R$ 120 mil ao município. Os custos do projeto são para aquisição de equipamentos, caminhão, manutenção e operação, ficando em torno de R$ 12,5 milhões.

Entenda o funcionamento da Usina Termelétrica a Biogás (UTB)

O caminhão elétrico realiza a coleta dos resíduos orgânicos: resto de alimentos, hortifrutis, sementes e óleo de cozinha usado. Então, os leva à Usina Termelétrica a Biogás, onde o veículo é descarregado e os materiais são direcionados para um pré-tanque. Lá, são analisados e, estando em condições adequadas, direcionados para os biodigestores. A geração de energia renovável por meio da UTB é uma tecnologia inovadora no Brasil.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Tema do Ano do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...