O esporte é ferramenta importante na formação do cidadão. Pautar-se em tal princípio faz com que o município de Alto Paraná, no noroeste do estado, tenha a sua vida esportiva sempre ativa.
Contemplado com troféu do 3º PGP-PR, o projeto Centro de Treinamento do Handebol criou escolinhas das modalidades feminina e masculina para estudantes dos ensinos fundamental e médio. A intenção é formar atletas e futuras equipes que venham a compor o cenário desportivo estadual e nacional.
A atividade esportiva se mostra bastante eficiente no aumento da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Os benefícios se dão tanto no aspecto físico quanto no psicossocial, reduzindo a vulnerabilidade social a que estão sujeitos diariamente.
Pensando a representatividade da cidade, a prática da modalidade em alto rendimento possibilita a participação dos atletas em grandes competições. Além disso, a interação social entre os jogadores é outro aspecto importante, e o esporte ainda representa, para os praticantes, melhora da concentração e do rendimento escolar
Treinamentos
Para a atividade, são utilizados quadras cobertas esportivas, o Ginásio de Esportes Municipal, pista de caminhada e Academias da Terceira Idade (ATIs). As categorias de alto rendimento – feminina e masculina – têm treinos diários, e as escolinhas têm aulas três vezes por semana, fazendo trabalho de base
O processo de viabilização do projeto contou com a realização de oficinas de iniciação pedagógica, prática desportiva e treinamentos para as crianças e adolescentes que já apresentavam aptidão para o esporte.
Resultados
Com dedicação e muita organização, os resultados positivos da iniciativa já aparecem. As primeiras posições em campeonatos estaduais e nacionais também são conquistas do Centro de Treinamento do Handebol de Alto Paraná.
As vitórias em competições como os Jogos Escolares do Paraná (JEPs), Olimpíadas Escolares e Liga de Handebol são frutos do investimento nos atletas e em toda a comunidade esportiva da cidade. A iniciativa também reflete na qualidade de vida dos cidadãos, que se tornam os maiores beneficiados pelo projeto.
Fonte: Sindafep