Procedimento que levava meses tornou-se instantâneo

A fim de diminuir o tempo de espera para cirurgias eletivas do sistema público de saúde, o município de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, desenvolveu o projeto de Desburocratização de Autorização de Internação Hospitalar, no qual as aprovações são enviadas por meio de uma plataforma on-line. Além disso, a iniciativa economiza custos com transporte e uso de papel.

Como o município de Campo Mourão é gestor pleno do Sistema Único de Saúde (SUS) na 11ª região, pacientes de várias cidades deslocam-se para realizar cirurgias ali. Mas, até então, eles passavam por uma burocracia extrema e desnecessária para conseguir que um laudo fosse aprovado para a realização do procedimento cirúrgico.

O processo levava de semanas a meses, além do desgaste para transportar a documentação do local de atendimento até o espaço de autorização do laudo. Em abril de 2022, esse método foi convertido para o modo digital, viabilizando uma permissão quase que instantânea.

A iniciativa trouxe um aumento de cerca de 40% de cirurgias concluídas, além de um menor número de agravamentos nos quadros de saúde dos beneficiados. “Tivemos elogios da usabilidade do sistema em relação aos municípios e aos pacientes, que puderam ter o tratamento realizado em menor tempo”, explicou José Carlos Neitzke Palma, Gerente de Auditoria do projeto.

Com o custo de R$ 16 mil anuais, a desburocratização total do processo de autorizações em Campo Mourão está cada vez mais próxima. Em 2023, os idealizadores do projeto pretendem distribuir tablets aos agentes comunitários e finalizar a programação de um aplicativo para o agendamento de consultas on-line e de transporte para a realização das cirurgias. Para isso, já foi contratada uma empresa de software terceirizada.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...