Iniciativa trouxe agilidade e transparência para as secretarias

Com foco na modernização e dinamismo da gestão pública, o município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o projeto Requalificação da Atuação da Controladoria-Geral do Município de Pinhais na Aplicação de Auditorias Internas, que reformulou os processos de trabalho das secretarias e melhorou a agilidade, transparência e resolutividade dos problemas.

Na prática, a Controladoria-Geral do Município (CGM) mapeou todos os processos que eram realizados na Prefeitura. Assim, foi possível identificar as falhas que prejudicavam as análises e conclusões das auditorias que, como consequência, reduziam a qualidade dos serviços prestados. Isso é viabilizado com a nova forma de organização, que permite que as secretarias saibam com antecedência como será realizado o processo:

“Quando fazemos as instaurações das auditorias, nós colocamos uma listagem pré-estabelecida que é inserida no sistema para as secretarias responderem. Elas possuem prazos, fluxos, responsáveis e estudos de reanálise definidos. Isso permite que cada servidor saiba qual é o seu papel nos processos e faz com que todo o andamento do trabalho seja monitorado”, explicou o Controlador-Geral do Município, Marcio dos Santos Reszko.

Os órgãos da Prefeitura têm acesso a um sistema eletrônico de gerenciamento de processos que foi desenvolvido pelos servidores da Controladoria, com o apoio técnico da empresa fornecedora. Para o custeio das alterações realizadas a partir do projeto, a CGM utilizou o orçamento destacado na Lei Orçamentária Anual, que proporciona autonomia e flexibilidade para a execução das mudanças.

Para o desenvolvimento da iniciativa, foram utilizadas 436 horas técnicas, totalizando um investimento de cerca R$ 76 mil para o treinamento e manutenção do sistema. O principal resultado apresentado até então foi a redução de cinco vezes o tempo médio das auditorias.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...