Pensando em melhorar a vida da população paranaense, pelo quarto ano consecutivo, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) promove o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), para incentivar projetos de administração pública cada vez melhores em nosso estado.
Essa terça-feira (23) foi a data que marcou a cerimônia de lançamento do 4º PGP-PR, realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com a presença de parlamentares, Auditores Fiscais, entidades parceiras e diversas autoridades.
O trabalho dos Auditores Fiscais em busca de boas iniciativas foi destacado pelo presidente do SINDAFEP, José Carlos Carvalho, durante a cerimônia de abertura. “Solicito um empenho extra no desenvolvimento desse Prêmio, sem vocês ele não acontece, e os municípios não terão suas boas atividades descobertas.”
A importância de fomentar o desenvolvimento de projetos nas regiões mais carentes do estado também foi frisada. “Temos, no Paraná, 399 municípios, apenas em torno de uma dúzia são grandes. Os pequenos municípios são como filhos adotivos: o estado é o pai, porque toda a sua receita pública é compartilhada com os municípios, a União é a madrasta, porque não compartilha a receita. As obrigações dos municípios são cada vez maiores e os recursos menores; os prefeitos têm que fazer milagres”, afirmou Carvalho.
TRABALHO
Trabalho: O município promove. O Paraná avança é o tema desta quarta edição do PGP-PR, que foi escolhido com a intenção de fomentar ações de desenvolvimento do trabalho nos municípios, diante da conjuntura nacional de recessão e desemprego crescentes.
Para o coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Junior, a escolha do tema deverá promover o desenvolvimento da pessoa humana e de melhores condições de vida às famílias, promovendo progresso às comunidades.
“O momento atual exige dos administradores públicos, municipais especialmente, pois são os que sofrem de perto os resultados maléficos do desemprego, ações que busquem estimular a iniciativa privada a criar postos de trabalho, melhorar a formação e aumentar a produtividade dos trabalhadores – tudo num contexto de restrições orçamentárias”, esclarece o coordenador-geral.
APOIO E PRESTÍGIO
Mais de 40 parlamentares participaram da cerimônia de lançamento do PGP-PR, que tem a Assembleia como uma das apoiadoras da premiação.
“Dentro desse novo contexto, cada vez mais se exige dos gestores racionalidade, inteligência e construção de propostas sólidas, que possam oferecer alternativas positivas, perenes, eficazes e duradouras. Nós só temos que elogiar a iniciativa do SINDAFEP, em parceria com a Assembleia e com outras entidades; é louvável e temos que valorizá-la”, afirmou o presidente do Legislativo, Ademar Luiz Traiano.
PRÓXIMOS PASSOS
Com o lançamento já realizado, de 1º de março a 1º de agosto, ficará aberto o prazo para a inscrição de projetos pelos prefeitos e gestores municipais. Poderão ser inscritas iniciativas em qualquer área das funções de governo previstas na portaria 42/1999 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog).
Para verificar a existência e o andamento dos projetos, de 1º de abril a 30 de setembro, os avaliadores do Prêmio os visitarão, e de 3 a 11 de outubro descreverão o que foi observado, em reunião em suas respectivas regiões, para avaliação do Comitê Técnico.
Já escolhidos os premiados, pelas notas obtidas nas visitas técnicas, os melhores projetos em quatro categorias (Projeto do Ano, Tema do Ano – Trabalho, Tecnologia da Informação e Administração Tributária) serão escolhidos entre 24 e 31 de outubro pela Comissão Julgadora, e a grande premiação está prevista para 22 de novembro.
Fonte: Sindafep