12 mil pessoas serão beneficiadas com a iniciativa

No Paraná, apenas 16 municípios possuem leis de incentivo à distribuição de absorventes, segundo levantamento feito pela Procuradoria Especial da Mulher (Promu) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A pobreza menstrual ainda é um problema a ser solucionado em nosso país. Maringá, no Norte Central do Estado, desenvolveu o Programa Dignidade e Proteção, que prevê a distribuição gratuita de absorventes íntimos a pessoas que menstruam e encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

“Não é aceitável que, em um país como o nosso, ainda ocorram situações em que as meninas faltam à escola por não terem condições de comprar o absorvente. A nossa iniciativa distribui kits para as alunas, presidiárias, mulheres em situação de rua e vulnerabilidade social”, afirmou a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Terezinha Beraldo Pereira.

O projeto pretende beneficiar 12 mil pessoas, oferecendo kits de coletores menstruais que duram até três meses. “Nós temos relatos de meninas que não iam para o colégio por não terem o absorvente e outras que usavam jornal para conter o fluxo menstrual. Com o programa, nós percebemos a transformação no empoderamento delas, o quanto se sentem mais à vontade e seguras de realizarem as suas tarefas”, contou a Gerente na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Leonna Moriale.

Em 2022, o Programa Dignidade e Proteção distribuiu mais de seis mil kits para a sociedade. Para a compra dos absorventes, são investidos R$ 500 mil por ano.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...