12 empresas receberam selo de reconhecimento em 2022

Com o intuito de reconhecer empresas ambientalmente sustentáveis, o município de Maringá, no Norte Central do Paraná, criou o programa Selo Ipê Empresarial, que contribui com uma série de ações voltadas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2022, a primeira edição do programa foi realizada. O selo é voluntário e aplicável a qualquer empresa que demonstre o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Contudo, algumas regras precisam ser seguidas, de acordo com um sistema de avaliação desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam).

Os critérios consistem em cinco indicadores que estão alinhados com os seguintes ODS: água, energia, resíduos, materiais social e ambiental. Cada um deles possui uma pontuação e a soma de todos pode chegar até 60 pontos. As empresas devem ter no mínimo 10 pontos para receber o selo do nível aspiracional, 15 para o bronze, 30 para o prata e 45 para o ouro.

“Nós temos uma metodologia que é publicada por meio de um decreto municipal, que possui alguns parâmetros e itens que as empresas precisam seguir para receberem a pontuação. Com isso, é possível identificar em qual selo a empresa será enquadrada”, explicou a presidente do Ipplam, Bruna Barroca.

Em um ano, 12 empresas foram contempladas com o Selo Ipê Empresarial. “Eu acredito que a grande importância do projeto é que conseguimos ver em quais pontos nós precisamos melhorar e o que falta para isso. É muito legal que as pessoas saibam que somos um negócio ambientalmente sustentável”, disse a representante da empresa Tropicália Cosméticos Naturais, Isabela de Souza Menegassi, que conquistou o Selo de Bronze.

Em 2023, a iniciativa buscará reconhecer 40 empresas. O custo do projeto é de R$ 59 mil, considerando o pessoal, os materiais gráficos e outros serviços.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...