Iniciativa diminui custos com compra de toners e manutenção das impressoras

Disposto a garantir maior transparência para a sociedade, o município de Nova Esperança, no Noroeste do Paraná, desenvolveu o projeto Nova Esperança Digital, que garante a modernização e desburocratização de documentos. A plataforma desenvolvida oferece relatórios de gestão com gráficos, metas, eficiência, engajamento, qualidade, indicadores e outros. A iniciativa trouxe uma economia de R$ 500 mil por ano para os cofres públicos, com a redução de desperdício de papel, compra de toners e manutenção das impressoras.

“Foi implantado um sistema que é chamado ‘Um Doc’, no qual podemos gerar documentos com mais agilidade e segurança. Antes, o mesmo procedimento demorava até uma semana, pois era necessário enviar toda a papelada e esperar chegar até o responsável. O projeto fez toda a diferença em nosso dia a dia, pois é tudo muito rápido e bem organizado”, contou Roberta Fernandes, Diretora de Cultura, beneficiada com a iniciativa.

Durante muitos anos, a Prefeitura tramitou toda a documentação interna e externa do município de forma física, por meio de um sistema manual, que causava uma burocracia desnecessária para os servidores públicos. Portanto, não existia um controle da gestão dos processos e isso promovia uma falha na comunicação entre os setores e a população.

Com a iniciativa da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, a Prefeitura deu início à tramitação de documentos como ofícios, memorandos e processos administrativos on-line. O projeto também foi disponibilizado para os cidadãos, que podem protocolar documentos direto da sua casa.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...