Dashboard cruza bases de dados federais com cartografia do município

Para qualificar e direcionar corretamente as políticas públicas, o município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o projeto Mapa das Desigualdades, que consiste em um dashboard em Business Intelligence (BI) que cruza as bases de dados federais do Cadastro Único (CadÚnico), DataSUS e Censo Escolar com a cartografia municipal.

Prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Mapa das Desigualdades.

Desde 2021, a plataforma criada pela Secretaria de Planejamento e Defesa georreferencia dados sociais que evidenciam quais são os locais com maior concentração de pessoas vulneráveis para que sejam criadas políticas públicas. Com a iniciativa, a sociedade tem acesso às seguintes informações: número de pessoas catadoras de materiais recicláveis, analfabetas, imigrantes, vítimas de exploração infantil, entre outros dados.

“Um exemplo prático é: eu quero saber onde encontram-se as mulheres que são mães solos com filhos até seis anos e que estão em situação de extrema pobreza. Então, eu seleciono essas variáveis e o sistema cria um mapa de calor, indicando a quantidade de pessoas e a região do município em que elas estão, segmentando por faixa etária e raça”, explicou o Diretor de Planejamento e Vigilância Socioassistencial, Lucas Kogut.

O mapa está disponível em uma plataforma própria, divulgado no site da Prefeitura Municipal para que gestores públicos, sociedade civil e institutos de pesquisas possam acessá-lo e extraírem informações de forma fácil. A iniciativa não trouxe custos para o município, já que foram utilizadas apenas ferramentas e licenças gratuitas para o seu desenvolvimento.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2022, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...