A sociedade está cada vez mais preocupada com a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações. Se o meio ambiente é ecologicamente equilibrado, é possível perceber reflexos diretos na qualidade de vida.

Por apresentar soluções efetivas para essas questões, o Projeto Parques Municipais, do município de Clevelândia, foi o vencedor do Prêmio Gestor Público – Destaque Meio Ambiente desta terceira edição do PGP-PR.

A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento, respeitando os princípios essenciais da sustentabilidade.

A partir da criação de Parques Ambientais Municipais Naturais de Proteção Integral, áreas naturais de cerca de 5 milhões de metros quadrados serão preservadas. Os espaços poderão receber visitação orientada, sendo também apropriados para pesquisas que possibilitem avanços da educação e da ciência.

Também pretende-se criar o primeiro centro de referência nacional de ensino e pedagogia ambiental/florestal, a ser mantido com recursos da preservação ambiental.

A iniciativa estabelece, ainda, valor a ser superado pela receita anual de ICMS Ecológico (ICMS-e) por proteger o meio ambiente e obter resultados de destaque. Clevelândia já é o segundo colocado do ranking de evolução do Índice de Participação do ICMS do estado do Paraná e pretende continuar entre os dez primeiros em 2015 e 2016. 

Parques ambientais

O Parque Ambiental Natural Municipal 3 foi criado em 21 de setembro de 2015 – Dia da Árvore. Também foram adquiridas áreas para a criação dos Parques Ambientais Naturais Municipais Mozart Rocha Loures e Antonio Sansão Pacheco.

Os recursos do orçamento para a execução do projeto provêm da receita do ICMS-e, oriundo da Preservação Ambiental. 

Oportunidades

A abertura das reservas não beneficia apenas a preservação da biodiversidade. Os estudos a serem desenvolvidos nesses locais podem descobrir espécies vegetais nativas que tenham propriedades medicinais, além de possibilitar que aquelas ainda não catalogadas sejam identificadas.

O detalhamento sobre as características da biodiversidade local também poderá ser desenvolvido por meio de pesquisas.

Propostas serão elaboradas para a recuperação de áreas degradadas. Além disso, métodos pedagógicos para serem usados na formação de educadores poderão ser criados para preservar o meio ambiente. Assim, alunos das redes de ensino municipal e estadual terão acesso a formação socioambiental em trilhas ecológicas orientadas.

O Centro Tecnológico, montado junto à Faculdade Municipal, também irá promover projetos de tecnologia. 

Meio ambiente

Da Floresta de Araucárias original do Paraná, apenas 0,8% (66 mil hectares) está intacta, segundo levantamento do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (Probio), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Como o município está localizado numa área de transição entre a Floresta de Araucárias e de Campo Nativo, a preservação do meio ambiente em Clevelândia é especialmente importante.

Esse encontro é claramente observado nas áreas de preservação. Os biomas abrigam rica biodiversidade e sua preservação estima pelo respeito à vida de milhares de plantas e animais.

Muitas das perdas decorrentes da expansão das cidades são irreparáveis e destroem estes ecossistemas. Assim, a proteção das reservas naturais é fundamental diante desse processo, contribuindo para a sobrevivência dos biomas, juntamente à da biodiversidade. 

É essencial que o desenvolvimento respeite o meio ambiente, seja socialmente justo e economicamente viável sob os conceitos fundamentais da sustentabilidade. 

Bons frutos

Do total a ser preservado, 3.376.700 m2 de áreas de preservação ambiental já foram criados.

Além disso, a receita municipal obtida com o ICMS-e cresceu de maneira significativa de 2015 para 2016.

Clevelândia já ocupa a segunda posição no ranking de maior evolução de arrecadação do imposto do estado do Paraná.

Os benefícios apresentados pelo Projeto Parques Municipais vão além daqueles que podem ser quantificados. Os ganhos socioambientais, que cumprem com o papel de preservação dos recursos naturais, são de extrema importância para a atual e para as futuras gerações.

O meio ambiente é respeitado e a biodiversidade da Floresta de Araucárias e dos Campos Nativos pode ser protegida.

Relacionados

1 DE OUTUBRO DE 2024

Outubro rosa: mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Retrospectiva: conheça os projetos premiados na categoria Tecnologia e Inovação

A cada edição, a premiação celebra projetos que impulsionam o desenvolvimento...

30 DE SETEMBRO DE 2024

Unioeste oferece pós-graduação gratuita na área de educação fiscal

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender a importância do uso...