A usina poderá processar 30 toneladas de lixo por dia

Em 2020, o projeto Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos de Ponta Grossa-PR iniciou o processo para a separação de resíduos orgânicos do município e também para construção da Usina Termoelétrica a Biogás (UTB), a primeira no Brasil administrada pelo Poder Público. A UTB já está em funcionamento e, em sua capacidade máxima, poderá processar 30 toneladas de resíduos orgânicos por dia.

Com a usina, será gerada energia suficiente para garantir seu próprio funcionamento, além de abastecer a Unidade de Pronto Atendimento Sant’Ana, o Hospital Municipal Amadeu Puppi, o Hospital Universitário Materno Infantil e o prédio da Prefeitura Municipal. Dessa forma, a Prefeitura deve contabilizar uma economia de aproximadamente R$ 250 mil por mês.

A Usina Termoelétrica a Biogás passa a integrar o processo municipal de Gestão de resíduos sólidos urbanos de Ponta Grossa-PR, criado em 1999. Naquele ano, iniciou-se o processo de formação de associações de catadores, visando a retirada de aproximadamente 40 pessoas que trabalhavam no lixão da cidade, recolhendo material reciclável. Em 2005, firmou-se na cidade o programa de coleta seletiva de materiais recicláveis e desde então os trabalhadores passaram a fazer parte da Associação de Catadores. Atualmente, o programa beneficia em torno de 100 famílias.

As Associações são assistidas pela Prefeitura Municipal, em local adequado, coberto, com banheiros e refeitório, longe da insalubridade. Além disso, os catadores contam com acompanhamento de assistentes sociais.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados