Com o projeto, mais de 400 serviços passaram a ser disponibilizados pela internet, ocasionando uma redução de 40% em atendimentos presenciais
Com o projeto Governo sem Papel, criado pela Prefeitura de Ponta Grossa, mais de 400 serviços passaram a ser ofertados de forma on-line para o cidadão, que agora pode realizar suas solicitações e protocolos à distância. No primeiro mês de funcionamento, foram abertos 1.375 protocolos externos pelos próprios usuários e 3.449 pela praça de atendimento da Prefeitura, alcançando um resultado expressivo de 40% dos processos feitos sem a necessidade de atendimento presencial.
Entre 2018 e 2021, a média de atendimentos na Prefeitura chegou a 100 mil por ano, o que gerou sobrecarga de serviços e consequentemente a necessidade de uma rotina complexa de atendimento pelos servidores. Por isso, surgiu a necessidade de ofertar uma opção para o cidadão sem que ele precisasse ir até a Prefeitura.
Com o programa, todo o processo foi simplificado, propiciando uma jornada autônoma ao cidadão, com rastreabilidade e possibilidade de ter a “Prefeitura na palma de suas mãos”. O projeto, além de facilitar a vida dos munícipes, colabora com a redução de papel.
Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.
Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.