Projeto introduz pessoas em condição de vulnerabilidade social no mercado de trabalho

Em 2018, a Prefeitura de Londrina realizou uma pesquisa que constatou que aproximadamente mil pessoas se encontravam em situação de rua. Foi quando o município desenvolveu o projeto Educador Par, que viabilizou a contratação de duas pessoas que estavam em fase de superação, para serem exemplos de outros moradores nestas condições.

Assim, o projeto busca meios concretos para que esses usuários, por meio das suas habilidades e vivências de vida, sejam introduzidos no mundo do trabalho. Um dos educadores é André Barbosa, que depois de vagar pelas ruas por 24 anos, superou os obstáculos, concluiu o Ensino Médio, começou a trabalhar e passou no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) para cursar Relações Públicas.

Com essa e outras histórias, foi possível ampliar as abordagens com o público-alvo em questão. O trabalho é feito em conjunto com o Serviço Especializado de Abordagem Social, que apresenta os educadores como um exemplo inspirador com o qual podem se identificar. Essas pessoas contratadas devem cumprir carga horária e demonstrar para os seus pares que é possível alcançar uma vida independente.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país.

Mais informações sobre esse projeto e sobre outras iniciativas premiadas no PGP-PR, você encontra no nosso Banco de Projetos.

Relacionados

9 DE MAIO DE 2024

Guarapuava integra dados municipais em plataforma única

Portal GeoGuarapuava dispensa atuação in loco para obter informações...

26 DE ABRIL DE 2024

Maringá entrega moradias para população de baixa renda

Cerca de 800 famílias foram beneficiadas com o projeto...

20 DE ABRIL DE 2024

Paranavaí transforma cena cultural do município com projetos de comunicação

O projeto tem registrado um notável aumento na participação da comunidade, com eventos...