O Desenvolvimento Artístico e a Promoção Cultural (cidadania) foi um dos projetos premiados com um troféu Prêmio Gestor Público na segunda edição do PGP-PR por fomentar a formação artística dos cidadãos do município de Marialva.
Com a iniciativa, desde 2008 os palcos da Casa da Cultura Hélio Depiere e do Cine Teatro Sônia Maria Silvestre Lopes passaram a ser ocupados por crianças, jovens e adultos que participam de atividades artísticas e culturais, oferecendo à população mais acesso à cultura.
Por meio das oficinas culturais ofertadas pela Secretaria de Cultura do município ao longo do ano, o projeto contribui no incentivo à criação, pesquisa e produção artística, desenvolvendo conhecimentos artístico-culturais mediante apresentações.
Com o projeto, não apenas os participantes das oficinas passam a ter mais conhecimento cultural mas também toda a população, que começa a ter acesso a espetáculos e atividades artísticas, e isso gera o desenvolvimento cultural do município.
Novos hábitos
Em vista da preocupação e do comprometimento com as políticas culturais e do desenvolvimento de programas e ações governamentais para a área, a prefeitura de Marialva possui em sua estrutura administrativa a Secretaria de Cultura e Turismo, desmembrada em 2011 da Secretaria da Educação.
Desde então, a vida cultural de Marialva ganhou novos contornos com a inauguração do Cine Teatro Municipal Sônia Maria Silvestre Lopes, com capacidade para 684 pessoas.
A inauguração do espaço possibilitou ao município sediar eventos, receber atrações culturais de todo território nacional e produzir grandes espetáculos.
A Secretaria de Cultura oferece gratuitamente oficinas permanentes de formação aos moradores, trazendo para inserção cultural alunos de diversas idades, muitos que, inclusive, já se encontram em universidades.
O projeto insere crianças e jovens, que passam a ter um contraturno de qualidade e com responsabilidade. Entre as atividades oferecidas estão grupos de música, teatro e dança, que elaboram shows e espetáculos artísticos para a população e participam de competições pelo país.
Festival de cultura
Anualmente a Secretaria de Cultura promove o Festival de Cultura, no qual são apresentados os resultados das oficinas. O projeto vai ao encontro das metas do Plano Nacional de Cultura, que divulga e valoriza os grupos e a formação artística buscando o desenvolvimento cultural.
O Festival de Cultura, realizado tradicionalmente no mês de novembro, tem como objetivo mostrar os frutos dos cursos de teatro, street dance, dança contemporânea, teclado, violão e a Orquestra Raiz Sertaneja, ministradas durante o ano todo na Casa da Cultura Hélio Depieri, atraindo pessoas de toda a região.
Diversos espetáculos já foram criados e apresentados por meio do projeto, como os musicais Alegria, A Bela e a Fera, História da Música: No Mundo da Fantasia, Luz-Câmera-Ação, Mamma Mia, Família Addams, Grease – Nos Tempos da Brilhantina, Wonderland – No País das Maravilhas e os espetáculos de dança A História da Música II, Tons de Branco e Astros.
Bons exemplos
Com a realização das oficinas, grupos teatrais e de dança passaram a ser criados na cidade, o que reflete o interesse da população em disseminar a cultura por toda a região.
A Companhia Elenco de Dança Júnior se classificou para o Mundial de Hip Hop em Las Vegas e é um dos três grupos selecionados para representar o Brasil no cenário internacional.
A Orquestra Raiz Sertaneja existe há cinco anos, é formada por mais de 40 músicos – de diversas idades e classes sociais da comunidade – e coordenada por um maestro. Seu diferencial é a formação distinta daquela verificada nas orquestras tradicionais, com instrumentos como viola caipira, acordeão, cavaquinho, pandeiro e outros usados na música sertaneja, e é uma referência para músicos de outras regiões.
Diante dos bons exemplos, constata-se que o projeto e o festival de cultura têm sido um bom estímulo para a comunidade, contribuindo para a formação de plateia e para a democratização do acesso à cultura.